Cine-filosofia debate o filme Waking Life

O Cine-filosofia, coordenado pelo professor Ricardo Pinho e pela professora Martha Perrusi, exibiu na noite de terça-feira (30) o filme Waking Life (2001), um longa de animação que traz pessoas da vida real habitando os sonhos de um homem, dirigido por Richard Linklater.

Depois de não conseguir acordar de um sonho, um jovem passa a encontrar pessoas da vida real em seu mundo imaginário, com quem tem longas conversas sobre os vários estados da consciência humana e discussões filosóficas e religiosas.

O filme teve uma equipe de 30 artistas e transformou cada imagem real em computação gráfica. Para se chegar aos 99 minutos de duração do filme  foram necessárias  250 horas de trabalho.

Após a exibição do filme no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco, iniciou-se um debate entre os alunos presentes. No debate os alunos e os coordenadores do Cine-filosofia chegaram à conclusão de que o filme extrapola limites e paradigmas, com verdadeiras aulas sobre os pensamentos de Platão, Aristóteles, Nietzche, Jean Paul Sartre, através de diálogos instigantes e perguntas que são soltas em nossa mente.  Mas, o que foi bastante questionado foi a existência do ser humano e a capacidade que nossa mente tem de sonhar.

É um filme que se propõe a fazer pensar, a partir da ideia de que tudo se passa em um sonho. “Não precisamos guardar todo filme, como também não podemos guardar todo sonho”, confessa a professora Martha. Um segundo no sonho pode passar a impressão de ser um tempo maior. O tempo parece se prolongar.

“A morte é a irmã mais velha do sonho”, conclui Martha Perrusi. O próximo Cine-filosofia será no dia 3 de maio, com a exibição do filme Amor à morte (Direção de Alain Resnais). A primeira sessão será às 15h30 e a última, às 18h30.