Trabalho sobre acessibilidade da biblioteca da Unicap é apresentado no XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

Foto: Carolina Nogueira

O bibliotecário da Universidade Católica de Pernambuco Pedro Manoel da Silva (foto) apresentou o trabalho “As bibliotecas universitárias e o acesso à informação” no XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU. O evento foi realizado entre os dias 16 e 21 deste mês, na cidade de Gramado, localizada na serra gaúcha, no Rio Grande do Sul. O trabalho exposto no seminário fez uma análise descritiva da biblioteca da Universidade Católica de Pernambuco com o objetivo de verificar a atuação dessa instituição no apoio e atendimento aos usuários portadores de necessidades especiais.

Segundo, Pedro Manoel, a biblioteca da Unicap é uma das mais bem equipadas da Região Metropolitana do Recife. “Nós aqui da universidade temos equipamentos que atendem às necessidades do portador de qualquer deficiência. Sempre tivemos esta preocupação com o indivíduo de necessidade especial. O acesso à informação é um direito do ser humano. E cabe a nós enquanto universidade incentivar este acesso independentemente de limitação”, afirmou.

O problema vivido pelos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), é, em muitos casos, a dificuldade de acesso à

Acessibilidade para consultar o acervo

informação. “Aqui na Católica nossos alunos e visitantes recebem o mesmo tratamento. Buscamos a capacitação dos portadores para competir no mercado de trabalho, além de propiciar a reintegração à vida ativa e à realização de um trabalho socialmente útil”, disse.

A biblioteca da Universidade Católica de Pernambuco utiliza microcomputadores exclusivos para PNEs, scanner de mesa, impressoras em Braille, além de disponibilizar arquivos digitalizados capturados na Internet para apoio aos usuários deficientes visuais. Há ainda computadores reservados para cadeirantes, com mesas e cadeiras adaptadas. E computadores para deficientes visuais com os softwares DosVox, que é um sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário deficiente visual e o Jaws que trabalha junto com o anterior de maneira a proporcionar acesso a várias aplicações também na web.