8ª Semana de Jornalismo da Unicap discute o trabalho do assessor de comunicação no período de campanha eleitoral

Foto: Carolina Nogueira

No segundo dia da 8ª Semana de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco foi realizado durante à tarde, na sala 510 do bloco A, debate sobre o tema “Influenciando o eleitor: quando a assessoria de comunicação faz a diferença?”

Os convidados para falar sobre o assunto foram Thelma Guerra (professora de Publicidade da Unicap), Cristina Luna (assessora de comunicação) e Ennio Bennig (assessor do senador Jarbas Vaconcelos). O debate foi mediado pelo professor de Radiojornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, Vlaudimir Salvador. Os palestrantes explicaram aspectos importantes para que um assessor de comunicação no ramo da política faça o diferencial.

Thelma mostrou os princípios estratégicos de uma boa campanha eleitoral, e também expôs campanhas eleitorais através do marketing político. Em seguida, a assessora falou das experiências na profissão, a difícil tarefa do assessor e apontou que atualmente o mercado está necessitando de um profissional diferente. “Além de saber escrever bem, o assessor precisa ser ‘antenado’ ”, afirmou.

Já Ennio Benning, experiente jornalista na área da política, focou suas palavras na importância do jornalista trabalhar na redação e como assessor de comunicação. “Isso permite que a pessoa amplie o repertório de pautas”, afirmou. No final da palestra, os presentes fizeram perguntas que geraram o debate em torno do tema.

À noite a programação da Semana de Jornalismo da Unicap terá continuação. O tema da palestra será “Eleições e novas mídias: o que muda nas coberturas?” e terão os convidados Inês Calado (NE10), Carol Monteiro (Pernambuco.com), Fabíola Blah (G1 PE), Valdecarlos Alves (Blog da Folha). O mediador vai ser o professor o professor da Católica Dario Brito.