Candidato Geraldo Julio visita Reitor da Católica

O candidato a prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e o candidato a vice, Luciano Siqueira (PCdoB), fizeram uma visita hoje à tarde (23) à Universidade Católica de Pernambuco. Eles foram recebidos na Sala dos Conselhos pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e por gestores da Católica. A conversa informal girou em torno de propostas para o centro da cidade.

Padre Pedro fez uma breve apresentação da identidade comunitária e história da Universidade enfatizando que 56% dos alunos estudam na Unicap com apoio de alguma forma de bolsa ou financiamento. Ele também destacou a parceria com a Prefeitura do Recife na capacitação de professores. “Eu lhe entrego a relação dos primeiros formados nos cursos de pós-graduação em Educação fruto dessa nossa parceria”, disse o Reitor.

Gestores da Unicap e a equipe do guia do candidato acompanharam a conversa

Ainda durante a sua explanação, Padre Pedro apresentou três propostas que tratam do impacto territorial no entorno da Universidade. A primeira discute a mobilidade e acessibilidade ao chamado polo educacional concentrado nesta área e que abrange outras instituições. A sugestão seria criar alças para embarque e desembarque de passageiros na Rua do Príncipe. “A Universidade está disposta a ceder terreno”, explicou. A segunda seria a revitalização da Rua do Lazer com projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo. E por fim, a criação de dez casas de estudantes representando cidades do interior do Estado e que poderiam ser usadas como albergues.

As ideias foram recebidas com entusiasmo por Geraldo Julio, que  revelou ser ex-aluno da Unicap. “Passei anos estudando Direito aqui, mas o trabalho não me deixou concluir o curso. Restam seis cadeiras e algumas disciplinas práticas”, contou o candidato, que é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco.

Ele apontou três questões “cruciais” para estabelecer um “diálogo permanente” entre a PCR e a Unicap: impacto territorial, formação de professores e dinâmica econômica. “Somos a capital que mais forma mão de obra qualificada no Nordeste. Temos vocação para comércio e serviço e Pernambuco está passando por um processo de industrialização. Temos que ajudar a cidade a embarcar nesse trem”.