Fé e Alegria realizou a primeira formação do mês de abril

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (FyA) realizou, segunda-feira (2), o primeiro encontro do mês de abril de formação com os estagiários.  A reunião aconteceu na sala 505 do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco, das 14h às 18h.

O tema discutido dessa vez foi “Ética e Moral”. A psicóloga Rosália Albuquerque iniciou exibindo o vídeo “Brigde” para reflexão sobre a temática do encontro.  O professor Ednaldo Menezes debateu com os estagiários sobre os conceitos éticos e morais, o que é moral, imoral e amoral. “Falar de ética e de moral é falar de liberdade, antes de tudo”, contou Ednaldo. “Para ser julgado se agiu com ética e moral, é preciso saber se essa pessoa teve alguma escolha por ter agido daquela forma”, disse.

Através dos temas abordados e da discussão sobre “quero, devo, posso”, o coordenador geral do Fya PE, Glauco Filho, pediu para os estagiários lerem o texto “A ética e a produção do conhecimento hoje”, do filósofo Mário Sérgio Cortella, e, em seguida, fez uma dinâmica com eles, dividindo todos em três grupos onde cada um listou o que eles devem, podem e querem como profissionais na Fundação. Logo após, os grupos analisaram os pontos levantados na lista e depois tiveram um intervalo para um lanche.

Ao retornar às atividades, a coordenadora pedagógica, Graziela Almeida, entregou um texto do livro “Ética, moral e competência dos profissionais da educação”, e debateu com os estagiários sobre ele. Também passou alguns capítulos do livro “O professor revolucionário da pré-escola à universidade”, de T. J. Brune, para lerem depois da formação.