Padre Mota lança livro em tarde de autógrafos prestigiada

Fotos: Fernando Castim

Filho da Dona Joana e Seu Antônio Alexandre, Antônio Mota cresceu na pequena cidade de Crateús, no interior do Ceará. Sempre muito travesso, sua mãe costumava pedir em promessas para que Deus o levasse para o céu, ou então, o tornasse padre. Sem perceber, Dona Joana em um desses pedidos teve suas palavras levadas por um anjo. Aos 14 anos de idade, Antônio conheceu um jesuíta que lhe falou sobre o mundo religioso. A partir daquele momento, o sonho do jovem se iniciava.

Porém, o fato de ser o único filho homem da família o impedia de sair de casa. Ele, então, recorreu às promessas. Dessa vez, o garoto de 17 anos ganhou seu irmão, o Vicente de Paula, e assim, ele conseguiu sua tão desejada “permissão” para sair de casa e seguir sua carreira religiosa.

Após anos de estudos, ele realizou seu sonho e tornou-se padre. E no meio de tantas realizações, Padre Mota lançou na tarde desta quinta-feira (17) seu livro “Discernimento Vocacional, à luz da espiritualidade Inaciana”. O lançamento foi realizado no Salão Receptivo da Universidade Católica de Pernambuco, às 15h, e contou com a presença dos amigos e alunos do autor.

Abrindo o evento, o professor Fernando Castim aproveitou para fazer uma pequena homenagem a Padre Mota. Castim ressaltou a obra que para ele é sem dúvidas, uma obra de fôlego, fruto da convivência espiritual inaciana e dos estudos realizados por Mota durante sua tese de doutorado. “Nela há não somente palavras para orientar aqueles que propõem percorrer os caminhos de Inácio de Loyola à busca de uma profunda intimidade com o Filho de Deus. No livro está reflexões de anos de trabalho, pesquisa e fidelidade ao pensamento e às ações daquele que, como o Cristo e como Santo Inácio, optou pela libertação do espírito através do amor a Deus, aos pobres e ao sofrimento. No livro, é possível encontrar Pe. Mota em cada linha do que ele escreveu, uma fonte inesgotável de alegria, sabedoria e santidade”, contou o professor.

Para abrilhantar ainda mais a tarde, a professora Elizabeth Siqueira aproveitou o momento para falar um pouco sobre a “estrela” do dia.“Eu gosto de me utilizar do diminutivo para falar de pessoas especiais e, com ele, não poderia ser diferente. Ele é uma pessoa muito especial e hoje está lançando uma das suas obras primas. É Motinha, o jesuíta das causas quase impossíveis”, falou a professora, que levou todos à gargalhada. E os elogios não paravam por aí. “Só é possível entender a doçura desse padre se a gente souber que ele tem uma ‘alma quase feminina’, vez que foi criado pela mãe e várias irmãs. Costumo compará-lo às vezes com um bispo pequenininho, também do Ceará, que levantava as mãozinhas e a voz quando falava: é, gente, comparo Motinha com ele mesmo, o Dom, bispo dos pobres e dos oprimidos”, concluiu Elizabeth, referindo-se a Dom Helder Câmara.

Emocionado com as palavras, o autor agradeceu a todos pela presença e carinho. Em seguida, citou as palavras de Santo Inácio de Loyola. “Deus está entre nós: temos que buscá-lo sempre. E quem acredita que já o tenha encontrado, está muito longe Dele”, alertou. Após a leitura, Padre Mota contou a todos que sua obra tem como objetivo direcionar a todos os exercícios da espiritualidade. “A busca pelo discernimento deve ser contínua e nunca deve acabar”.

Em seguida, foi realizada a sessão de autógrafos e um coquetel. Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com Antonieta, na Pró-Reitoria Comunitária, pelo telefone: 2119-4146.