Católica oferece minicurso de arqueologia para crianças nas férias

O Laboratório e Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco promoveu na semana passada mais uma edição do minicurso “Arqueologia para crianças”, que teve início na segunda-feira (20) e término na quarta-feira (22). O minicurso, criado há dois anos, tem como principal objetivo mostrar às crianças como é o trabalho de um arqueólogo, por meio de aulas práticas e teóricas.

O minicurso é bastante dinâmico, contando com três oficinas: escavação, cerâmica e megafauna. Os alunos, sempre após assistirem às aulas teóricas, realizam atividades práticas. No primeiro dia, orientados pelo monitor Evandro dos Santos, eles realizaram uma escavação. Para desenterrar objetos, eles utilizaram um pincel. “O curso nos ensina coisas bem diferentes do que estamos acostumados a fazer. Adorei aprender a escavar sem destruir as peças”, contou o aluno do Colégiode Aplicação, Pedro Melo, de 12 anos. Já o pequeno João Gabriel Gomes, de 6 anos, desvendou o mistério durante a escavação. “Achei uma concha enterrada, foi muito legal”, revelou.

No segundo dia, os alunos participaram da oficina de cerâmica, realizada pelo monitor Pedro Castellan. Durante a aula, foram repassadas dicas de como preservar e montar a cerâmica. Os amigos Pedro Guorize, 11 anos, e Eric Hayato, 12 anos, gostaram muito das aulas. “Aqui, as aulas são diferentes de tudo que estamos acostumados a fazer”, contou Pedro.  Já o futuro cientista e cozinheiro, Eric vai além. “Gostei das aulas, porque aqui, ganhamos mais experiências”.

Os pais aprovam o projeto, como é o caso da mãe do aluno Eric, Helena Makiyama, que afirma que cursos como esses são excelentes para as crianças. “Vi a notícia sobre o curso no site e no jornal. Acho muito interessante, pois cursos assim acrescentam bastante o conhecimento dele na escola”. O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Católica, professor Josiel Barbosa, também aprova a iniciativa do Museu. “Eu gosto tanto da ideia que coloquei meus dois filhos no curso. O Mateus e a Marina adoraram”, contou.

No terceiro e último dia, foi a vez das aulas sobre megafauna, com o monitor Wagner de Oliveira. Durante esta oficina, os alunos aprendem sobre a importância da preservação dos sítios arqueológicos e do meio ambiente. “É ótimo brincar de estudar nas férias. Gostei de tudo”, contou entusiasmado o aluno Alexandre de Siqueira, 11 anos, que é de Ganharunhus e passa as férias aqui.

Para os interessados em inscrever seus filhos nos próximos cursos, podem entrar em contato através do telefone: 2119-4192.