Cárcere e Direitos Humanos é tema de minicurso do Universidade Não Tem Idade

Aconteceu nesta segunda-feira (22), na sala 102 do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco, a penúltima aula do minicurso “Cárcere e Direitos Humanos”. Ministrado pela professora de Direito da Católica Karina Nogueira Vasconcelos, as aulas têm discutido os problemas atuais que envolvem o tratamento humano no sistema prisional brasileiro. O minicurso faz parte do programa Universidade Não Tem Idade e conta com a participação de alunos de Direito da Unicap, da UFPE e alguns membros da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

O tema do dia foi a história de afirmação dos direitos humanos. Foram abordados alguns aspectos das leis institucionais brasileiras. A afirmação de uma natureza humana e o debate sobre o aumento dos direitos humanos atualmente foram pontuados pela professora.

Karina explicou o sistema interamericano de proteção dos direitos humanos no contexto latino-americano. Ela destacou o papel da comissão interamericana de Direitos Humanos. “A Convenção Americana de Direitos Humanos foi assinada em 1969 e entrou em vigor em 1978. o Brasil só aderiu em 1992”.

A última aula do minicurso será no dia 29/11.