8ª Semana de Jornalismo da Unicap debate a propaganda eleitoral

O último dia da 8° Semana de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco teve início nesta quinta-feira (20) com o debate sobre o tema “Propaganda eleitoral: a imagem a serviço da política”, realizado na sala 510 do bloco A.

Os palestrantes foram Léo Falcão (professor da Unicap), Ricardo Mello (jornalista e professor da Unicap) e Roberta Guimarães (fotógrafa). O evento foi mediado pelo professor de Jornalismo da Católica, Alexandre Figueirôa. Os convidados falaram sobre os grandes desafios para fazer uma campanha política e a respeito de suas experiências nessa área.

De acordo com Roberta Guimarães, a eleição é um mercado e o candidato é um produto sem marca consistente. Já o professor Ricardo Mello, acredita que fazer campanha política hoje em dia é um grande desafio, pois tudo está muito igual. “O grande desafio atualmente para os profissionais da área é procurar a inovação”, disse.

Léo Falcão mostrou como é um trabalho complicado conseguir imagens boas para as propagandas eleitorais, principalmente nas regiões mais afastadas da metrópole. “Quando temos imagens boas, elas não passam na TV. Isso acontece, porque as emissoras de televisão não têm o interesse de passar o guia eleitoral de Olinda por exemplo”, afirmou.

À noite a programação da Semana de Jornalismo da Unicap terá continuação. O tema da palestra será “Cobertura eleitoral e isenção jornalística: quando a notícia interfere no resultado?” e terá como convidados Marcelo Mário Melo (jornalista) e Heitor Rocha (sociólogo, UFPE). A mediadora será a professora da Fabíola Mendonça (Unicap).