8º Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia acontecerá na Católica

A Universidade Católica de Pernambuco será anfitriã este ano de três importantes eventos da área de biologia, que acontecerão paralelamente. No mês de novembro, será realizado o 8º Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia (VIII SBEE), que, nesta edição, está reunindo o 2º Congresso Latino-americano de Etnobiologia e o 3º Encontro Pernambucano de Etnobiologia e Etnoecologia. Os eventos vão ser promovidos pela Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) e Sociedade Latino-americana de Etnobiologia (SOLAE).

Em parceira com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o encontro vai ser um marco na vida universitária e profissional dos estudantes. O congresso irá acontecer entre os dias 8 e 12 de novembro, no auditório G1 e G2 da Católica, e tem como principal objeitvo fortalecer e divulgar a Etnobiologia e a Etnoecologia na América Latina, principalmente no Brasil, já que o país foi selecionado para sediar o evento.

Ao todo, representantes da Austrália e de 15 países da América Latina irão participar. Segundo o professor do curso de Biologia Vital Cunha, que está coordenando o congresso aqui na Universidade, haverá quatro palestrantes estrangeiros. Além de palestras, serão realizados minicursos  e debates.

Nesta edição, o tema escolhido foi “Discutindo Ciência para Atender as Demandas Sociais”. O conteúdo em questão terá como desafio conciliar objetivos científicos com as prioridades das populações locais. A programação irá ser pautada por assuntos que entrelacem a relação das pessoas com a natureza, proporcionando bases de discussões sobre conservação, desenvolvimento sustentável e descobertas de novos medicamentos. O uso e a preservação de recursos naturais na América Latina, relacionado aos benefícios econômicos, é um dos assuntos a ser debatido.

As inscrições podem ser feitas no site do congresso. No mês de abril, grupos de dez ou mais estudantes poderão se inscrever pelo valor de R$ 50,00 por pessoa. A tabela completa de preços e outras informações estão disponíveis no mesmo endereço.