38 anos de dedicação integral à Universidade Católica de Pernambuco

FOTO / Rafaela Galindo

O andar é discreto, mas seguro. A fala é mansa e ao mesmo tempo doce. O jeito é carinhoso, meigo. Carrega um sorriso tranquilo que transmite paz. O olhar é certeiro, intenso, de quem teve serenidade e a sabedoria para enxergar os melhores caminhos e, também, saber o momento certo de parar. Maria Tereza dos Santos Soares, de 84 anos, que dedicou 38 deles à Universidade Católica de Pernambuco está se despedindo da Unicap. A partir do dia 15 de janeiro, ela terá o seu merecido descanso. De quem dedicou a vida ao trabalho na Divisão de Pessoal da Unicap.

Foi em 1972 que tudo começou. O Reitor ainda era Potiguar Matos, quando Tereza chegou à Católica para a Divisão de Pessoal, onde está até hoje. Ao longo desse período, ela viu a transição de cinco reitores. Depois do Reitor Potiguar Matos, vieram os padres Rubens, Amaral, Peters e, o atual, o Reitor Padre Pedro Rubens. Em especial, ela guarda com carinho lembranças do Padre Amaral “Ele era fabuloso, humano e bastante comunicativo. Ajudava a toda a comunidade. Era uma pessoa especial”, disse.

FOTO / Rafaela Galindo

Para Tereza,  a Universidade é a sua segunda casa. Ela vê o ambiente de trabalho como um lugar de troca de experiência e fraternidade. “Aqui fiz muitos amigos. Não preferi a competição, preferi ser útil ao meu crescimento e, também, ao crescimento da Universidade. Aqui o convívio é fraterno. A dedicação de Valdice comigo é algo que vou levar pra sempre, um cuidado sem igual”, disse se referindo aos amigos que fez e à amiga, companheira de trabalho e chefe Valdice Dantas.

Na época em que o departamento ainda funcionava no bloco A da Católica, o térreo do bloco virava ambiente de festa. Todos os funcionários aproveitavam cada época festiva do ano e se confraternizavam. Segundo Tereza, algo inesquecível. “Fazíamos muitos festas. Carnaval e São João no térreo do bloco A eram maravilhosos! Essas lembranças jamais sairão de minha memória”, revelou.

FOTO / Rafaela Galindo

Com o sentimento de saudade e o coração apertado, uma das mais respeitadas e queridas funcionárias da Unicap se encaminha para o final de uma trajetória vitoriosa dentro da Universidade. Agora, ela vai se dedicar a um novo momento. “Não sei exatamente o que vou fazer depois que sair da Unicap, mas tenho claro na minha cabeça que ainda vou continuar sendo útil ao próximo, de alguma forma, com ida a hospitais para fazer visitas e transmitir palavras de apoio. Ou mesmo fazer um curso, já que para se aprender não existe idade”, disse com um bom humor apaixonante em referência ao programa da Católica “Universidade Não Tem Idade”, que oferece cursos para os interessados em adquirir novos conhecimentos e obter capacitação em áreas específicas.

One Comment