Católica promove a 18ª Jornada de Iniciação Científica

02

A 18ª Jornada de Iniciação Científica (JIC) teve início nesta quarta-feira (19) com as apresentações dos projetos de pesquisa em várias áreas.

Na sessão de Ciências da Saúde, seis alunos do curso de Fisioterapia da Unicap apresentaram os resultados de suas pesquisas para uma banca formada por três professores: a coordenadora do curso de Fisioterapia, Cristiana Machado, a professora de Fisioterapia Cristina Brito e o professor Marcos Túlio, do curso de Psicologia.

As alunas Adryelle Fernandes que apresentou trabalho sobre “Percepção da imagem corporal e autoconceito relacionado à aparência e atributos físicos de adolescentes queimados em tratamento fisioterapêutico“, e Líbni Micaely de Santana, que defendeu o tema “Percepção da imagem corporal e autoconceito relacionado à aparência e atributos físicos de crianças queimadas em tratamento fisioterapêutico”, foram orientadas pela professora Claúdia Fonscêca de Lima.

O projeto “Correlação do nível de osteoartrose de joelho com a alteração do equilíbrio e a qualidade de vida de pacientes idosos” foi apresentado pela aluna Gabriella Ângela Barbosa e orientado pela professora Érica Patricia Borba. Sob orientação do professor Shalom Porto, Vanessa Maria da Silva apresentou o resultado de suas pesquisas para o tema “Síntese e avaliação antimicrobiana dos compostos N-fenilftalimida e N-(4-nitrofenil)ftalimida“.

Orientados pela professora Valéria Conceição Passos, os alunos Fernando Antonio de Morais e Tatyane Gomes defenderam os respectivos temas: “Descompressão do nervo pudendo através da terapia manual em pacientes com dor pélvica” e “Disfunções urinárias em crianças com idade escolar em uma instituição de ensino privado em Olinda/PE“.

03  A aluna Tatyane Gomes comentou a importância de realizar projeto de pesquisa para o PIBIC 2015-2016: “Adquiri muita experiência. Hoje foi meu PIBIC, mais na frente será meu TCC.  Pra todos os alunos que ainda não sabem o que é o projeto, eu sugiro que pesquise, é uma oportunidade que todos os alunos não deveriam perder, pois é uma oportunidade excelente e importante que todos passem por essa experiência”.