Boletim Unicap

15ª Semana de Integração contará com a IV Mostra Itinerante de Cinema

Por Larissa Vasconcelos

A 15ª Semana de Integração da Unicap, evento que será realizado de 24 a 27 de outubro e que tem como objetivo aproximar a Universidade da sociedade, contará com a IV Mostra Itinerante de Cinema Curta Vazantes: Cinema em Comunidade.

A Mostra de Cinema faz parte da itinerância da Mostra Curta Vazantes: Cinema em comunidade, realizada no interior do Ceará, que tem como público principal jovens em situação de exclusão e vulnerabilidade social. A programação prevê a exibição de filmes de temas relevantes das sociedades contemporâneas assim como a transversalidade das artes e a formação de novos olhares cinematográficos.

Dois dos destaques da programação deste ano são os curtas de animação “O Bem-te-vi e o Feiticeiro” e “Não ao Preconceito”, ambos produzidos através de oficinas realizadas pelo curso de Jogos Digitais e com direção do Prof. Breno Carvalho.

Confira abaixo a programação completa:

DIA: 24 DE OUTUBRO DE 2017 – TERÇA-FEIRA – 19h30

NEIGHBORHOOD TROUBLES
(ANIMAÇÃO / 6’ / 2016 / BULGARIA)
DIREÇÃO: PLAMEN NIKOLOV
Sinopse: À meia-noite, um mágico não pode adormecer por causa de seus vizinhos ruidosos. Um por um, seus problemas são resolvidos, mas a noite será tranquila e pacífica para todos os moradores do bloco?

SPIDERBOY
(FICÇÃO / 15’ / 2016 / ITÁLIA)
DIREÇÃO: LINDA FRATIN
Sinopse: Mattia e Amira, ambos com 9 anos, juntam forças para se defenderem contra os bullyings dos colegas de classe. Eles vão conseguir?

O MÉDICO DE MONSTRO
(FICÇÃO / 11’ / 2016 / SP)
DIREÇÃO: GUSTAVO TEIXEIRA
Sinopse: Dudu já escolheu sua futura profissão, agora terá que enfrentar seus medos para se tornar um médico de monstros.

O PROJETO DO MEU PAI
(ANIMAÇÃO / 6’ / 2016 / RJ)
DIREÇÃO: ROSARIA
Sinopse: Eu tenho um amigo que diz que a gente precisa desenhar uma mesma coisa mil vezes, até ela ficar do jeito que a gente acha que é.

O VOO
(DOCUMENTÁRIO / 11’ / 2015 / SP)
DIREÇÃO: MANOELA ZIGGIATTI
Sinopse: Aos 3 anos, Vitor veste sua capa e está pronto para voar. Em um diálogo entre mãe e filho, testemunhamos o nascimento da consciência infantil. O amor media a passagem entre o mundo infinito do desejo e da fantasia e o mundo finito do medo e da racionalidade. Apenas o amor é capaz de ligar esses dois mundos para nunca mais separá-los. Tudo o que torna-se possível depois que esses dois mundos são ligados é quase igual ao que chamamos de impossível.

A PISCINA DE CAÍQUE
(FICÇÃO / 15’ / 2017 / GO)
DIREÇÃO: RAPHAEL GUSTAVO DA SILVA
Sinopse: Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.

ILUMINADAS
(DOCUMENTÁRIO / 13’ / 2016 / PE)
DIREÇÃO: GABI SAEGESSER
Sinopse: Luz, sombra, mistério.

 

DIA: 25 DE OUTUBRO DE 2017 – QUARTA-FEIRA – 19h30

A DAMA DO PARQUE
(FICÇÃO / 5’ / 2016 / PE)
DIREÇÃO: LORENA AROUCHE E ALEXANDRE FALCÃO
Sinopse: Uma pessoa andando no centro da cidade de Recife se depara com uma memória vívida ou um forte desejo, um “devir” despertado pelas ruínas de um cine-teatro esquecido no tempo e no espaço urbano.

XAVIER
(FICÇÃO / 13’ / 2016 / SP)
DIREÇÃO: RICKY MASTRO
Sinopse: Nicolas começa a perceber que a atenção de seu filho Xavier, de 11 anos, não está mais só nas baquetas de sua bateria, mas se volta também para outros meninos.

SHALA
(FICÇÃO / 10’41” / 2016 / PA)
DIREÇÃO: JOÃO INÁCIO
Sinopse: Pedro vive em um orfanato na Amazônia e precisa criar situações para chamar atenção de possíveis pais adotivos. Paralelo a essa busca Pedro passa a cultivar uma amizade profunda com seu único brinquedo; a boneca, Shala.

DEMÔNIA – MELODRAMA EM 3 ATOS
(FICÇÃO / 17’ / 2016 / SP)
DIREÇÃO: CAINAN BALADEZ E FERNANDA CHICOLET
Sinopse: Demônia é um ser endiabrado. Ou uma mulher má.

DIVA
(FICÇÃO / 16’ / 2016 / SP)
DIREÇÃO: CLARA BASTOS
Sinopse: Camila se aproxima das drag queens que habitam a pensão de Bella.

O CHÁ DO GENERAL
(FICÇÃO / 22’ / 2016 / SP)
DIREÇÃO: BOB YANG (YANG KUAN MEI)
Sinopse: Huang, um general aposentado chinês, mora sozinho no centro da cidade. Tradicional e conservador, quase não sai de casa. Um dia, recebe a inesperada visita de seu neto.

OS OLHOS DE ARTHUR
(FICÇÃO / 15’ / 2016 / CE)
DIREÇÃO: ALLAN DEBERTON
Sinopse: Arthur quer ser nadador. Maria quer se casar.

 

DIA: 26 DE OUTUBRO DE 2017 – QUINTA-FEIRA – 19 HORAS

QUEM NÃO TEM CÃO
(FICÇÃO / 13’ / 2015 / SC)
DIREÇÃO: CÍNTIA DOMIT BITTAR
Sinopse: Marina quer um cachorro e acaba ganhando um peixe de sua mãe, com quem vive em um apartamento do subúrbio. De férias, passa os dias vendo TV com seu vizinho Vini e a babá Cláudia, aspirante a modelo. Aos poucos, o peixe começa a deixar todos nervosos, tornando-se o pivô de pequenos conflitos.

TIGRE
(FICÇÃO / 9’ / 2015 / SP )
DIREÇÃO: FELIPE DE AMORIM
Sinopse: Zé é um cara comum. Tem um trabalho comum e uma vida comum. Exceto por uma coisa: ele tem um tigre vivendo em sua casa. O tigre é real! E está faminto.

VIVEIRO SOMBRIO
(FICÇÃO / 8’ / 2016 / PE)
DIREÇÃO: PAULO SOUZA
Sinopse: Ao visitar seu passado um homem vê seus sonhos transformados em fantasmas de uma vida que nunca aconteceu.

O BEM-TE-VI E O FEITICEIRO
(ANIMAÇÃO / 6’20” / 2017 / PE)
DIREÇÃO: BRENO CARVALHO E EGRESSO HEITOR MARQUES
ROTEIRO E ANIMAÇÃO: ALUNOS DO ISMEP
Sinopse: Um feiticeiro planeja um ato maléfico contra o Rei Raul.

NÃO AO PRECONCEITO
(ANIMAÇÃO / 1’46” / 2017 / PE)
DIREÇÃO: BRENO CARVALHO
ROTEIRO E ANIMAÇÃO: ALUNOS DO ISMEP
Sinopse: Uma garota sofre “bullying” e descriminação na escola em que estuda.

UN LUGAR
(FICÇÃO / 12’ / 2016 / ESPANHA)
DIREÇÃO: IVÁN FERNÁNDEZ DE CÓRDOBA
Sinopse: Um refugiado árabe tem de superar os preconceitos de uma família europeia para conseguir consertar seu carro e seguir para seu destino.

NEANDERTAIS
(FICÇÃO / 20’ / 2016 / BA)
DIREÇÃO: MARCUS CURVELO
Sinopse: O filme narra a história de dois funcionários de uma rede de fast food que se deparam, no meio da noite, com o que poderia ser um homem das cavernas. Tentando deixar seus empregos, eles confabulam maneiras de ganhar dinheiro com a criatura que acabam de encontrar.

A MENINA SÓ
(FICÇÃO / 11’ / 2016 / SC)
DIREÇÃO: CÍNTIA DOMIT BITTAR
Sinopse: Na chácara onde vive, em meio às araucárias, a menina desafia a presença imponente de seu pai e entra no velho paiol, onde se depara com uma verdade perturbadora.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário