1º Fórum de Envelhecimento lota auditório G1

A primeira edição do Fórum de Debates “Questões do Envelhecimento”, promovido pela Universidade Católica de Pernambuco, já mostrou que o propósito do evento pode trazer inúmeros benefícios para a vida dos idosos. Com o auditório G1 lotado, o Fórum aconteceu nessa terça-feira (20) e contou com uma programação variada de apresentação musical, palestras, exercícios de memória e corporais. A série de palestras foi mediada pela professora do curso de Terapia Ocupacional da Católica Mauricéa Tabosa, que trouxe a terapeuta ocupacional Tatiana Carvalho e a fonoaudióloga Maria Carolina Melo como convidadas.

O coordenador do evento, professor João Luiz, acredita que o encontro possibilita o aprofundamento contínuo das discussões em torno do processo do envelhecimento. A partir de agora, o evento faz parte do calendário de atividades da Universidade e deverá acontecer todo mês. Em sua primeira edição, o tema discutido foi Memória e Envelhecimento.

A abertura do evento foi tomada pelo sentimento de nostalgia, provocado pela participação de integrantes do grupo MPB Unicap, que cantaram famosas e saudosas canções da música popular brasileira. O repertório selecionado fez o público acompanhar a cantoria. Procurar manter a animação do ambiente ficou sob responsabilidade do integrante da Pastoral, Gilmar Araújo, que, por sua vez, não precisou fazer muito esforço.

Mauricéa Tabosa abordou informações sobre a relevância de alguns fatores para evitar ou adiar problemas da memória. “A apresentação pretendeu enfocar a visão preventiva nos idosos”, explica. Segundo ela, os órgãos sensoriais têm íntima relação com a memorização de algo, portanto, a audição, visão, olfato, tato e paladar precisam estar em perfeito estado.

Durante a abordagem, foi exemplificado que a escolaridade é um dos fatores que mais influencia e evita os problemas de memória. A professora orientou o público a utilizar algumas estratégias, demonstrando que, com o esforço, é possível exercitar o cérebro e adiar essa deficiência. A simplificação, repetição, associações, escrita e leitura foram algumas sugestões dadas.

Após as palestras, Mauricéa organizou um exercício com todos os presentes para que eles colocassem em prática as dicas. “A iniciativa do Fórum é maravilhosa e pertinente. O importante é incentivar a todos para um novo pensamento: pensar como se prevenir. E não esperar algum problema aparecer para procurar cura”, destaca.

A fonoaudióloga Maria Carolina de Melo abordou a relação entre as alterações de memória e os problemas da fala. Segundo ela, os transtornos de linguagem são, muitas vezes, causados por essas falhas. “Temos que enfatizar: esquecer não é normal. As alterações de linguagem estão diretamente ligadas aos nomes, formação de frases, compreensão, repetição de palavras e expressões incoerentes”, frisa.

Entre os conselhos apresentados, ela sugeriu que a leitura deve se tornar um hábito, mesmo se a memória estiver danificada. “A proposta do Fórum é muito importante, principalmente, pela troca de informações em diferentes aspectos do processo do envelhecimento. Fiquei impressionada com a quantidade de idosos presentes e com o interesse deles”, enfatiza.

A terapeuta ocupacional Tatiana Carvalho apresentou a experiência do programa Envelhecimento Ativo, iniciado pela Universidade Católica de Pernambuco e ampliado com a parceria com o Hospital Oswaldo Cruz (HUOC) e o Núcleo de Articulação e Integração de Saúde e Cidadania do Idoso (Naisci). O projeto desenvolve oficinas de leitura e memorização, jogos e raciocínio, expressão corporal e arte e criatividade, em um período de dois meses. O objetivo é fazer uma avaliação funcional e realizar encaminhamentos necessários aos participantes.

Clínica de Psicologia cria projetos para idosos

Durante o intervalo do Fórum, a coordenadora da Clínica de Psicologia da Católica, professora Irinéa Catarino, apresentou um novo projeto voltado para o público idoso. “Nós pretendemos formar grupos de convivência. Precisamos enfrentar nossas dores de maneira saudável e descobrir novos prazeres”, incentiva. Segundo a professora, o trabalho será supervisionado pela professora Tereza Batista e terá a colaboração de estagiários do curso de Psicologia da Católica.

Série de exercícios é praticada pelo público

O grupo Alongando e Relaxando, formado por estudantes do curso de Fisioterapia e coordenado pela professora Francisca Mota, elaborou uma dinâmica de exercícios corporais com o público. Postura, respiração, cabeça, pescoço e faixa muscular foram exercitados,  visando promover o equilíbrio e a resistência muscular. “Através dessas atividades, a pessoa passa a ter um equilíbrio no corpo e na tensão, um grau maior de relaxamento e, por sua vez, uma melhor função motora”, explica Francisca.

E o público aprovou…

“Aprendi hoje a me organizar mais. A minha dificuldade é guardar as coisas no lugar certo. Tenho uma gaveta onde coloco tudo e termino perdendo as coisas. Adorei hoje. E virei nos próximos encontros.” Maria Eunice Ferreira – 76 anos.

“Gostei. Quase que não vinha. Fiz o maior esforço, mas não ia perder de jeito algum. Costumo participar de outros eventos sobre o envelhecimento e, com certeza, estarei no próximo.” Judite Santana – 67 anos

Serviço:
2º Fórum de Debates “Questões do Envelhecimento”
Tema: Violência contra a pessoa idosa
Debatedoras:

Tereza Maria Meirelles Batista