Alunos de Ciência da Computação e Jogos Digitais conhecem o C.E.S.A.R

image_pdfimage_print

Ao entrar na Universidade, temos várias perguntas a responder: Quais os principais projetos que estão sendo desenvolvidos na minha área profissional? E o mercado de trabalho? Para esclarecer as principais dúvidas dos alunos de Ciência da Computação e Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco que o professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) Eduardo Oliveira realizou, na manhã desta sexta-feira (02), realizou uma aula diferente. Cerca de 23 alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma das maiores instituições de tecnologia de Pernambuco: o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R).

Professor Eduardo Oliveira leva alunos ao Cesar

De acordo com o professor Eduardo, além de introduzir os alunos no mercado de trabalho, esse tipo de visita possibilita um grande diferencial na formação dos futuros profissionais. “Quando os estudantes fazem vestibular não sabem como funciona, de fato, o mercado de trabalho e esse tipo de aula garante esse conhecimento”, destacou Oliveira, que se formou na Católica em 2005 e ensina na instituição há um ano.
A manhã de formação no C.E.S.A.R começou com uma breve apresentação sobre a empresa. O professor Eduardo conduziu a palestra de maneira bem descontraída provocando a interação dos estudantes. Todos tiveram a oportunidade de perguntar, questionar e debater com profissionais que atuam diariamente no setor.

Empreendedores: Rogério Araújo, Perseu Bastos e Lucas Alencar, alunos do curso de Jogos Digitais da Unicap

“Nós ganhamos a oportunidade de conhecer um ambiente de trabalho e ampliar os contatos profissionais”. A afirmação foi de Perseu Bastos, 21, que está no último período do curso de Jogos Digitais da Católica. Perseu formou uma parceria com Lucas Alencar, 20, e Rogério Araújo, 25, e lançou no mercado a mais nova empresa de jogos, a Playfull Games. Os concluintes aproveitaram o passeio para utilizar o C.E.S.A.R como referência.

Durante a visita, os estudantes conheceram laboratórios, salas de reuniões, conversaram com profissionais das áreas de engenharia, designer, TV digital e capital humano (recursos humanos). Engenharia, educação e empreendedorismo: os três pilares da empresa foram utilizados como base para a aula. O gerente de Operações do C.E.S.A.R, Benedito Macedo, falou como funciona o processo seletivo para estagiários na empresa. “Vocês, às vezes, ficam com a visão distante do que de fato é o mercado, por isso estagiar é tão importante”, destacou.

O biólogo Sérgio Alves, 34, está no 1º período do curso de Ciência da Computação da Unicap e ressalta a importância da aula prática no período acadêmico. “Eu me interessei pelo curso de Computação a partir do Católica In (projeto da Unicap onde estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas conhecem os cursos oferecidos pela Universidade). É muito legal a iniciativa do professor, mas nós alunos também temos que buscar conhecer mais a profissão que queremos seguir antes de fazer o vestibular”, ressaltou.

Esse é a terceira visita que o professor Eduardo Oliveira promove para estudantes de Ciência da Computação e Jogos Digitais conhecerem o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Rodrigo Barbosa, 22, está no 7º período do curso de Computação da Católica e hoje é estagiário do C.E.S.A.R. “Assim que eu conheci a empresa enviei meu currículo pra cá e fui selecionado. Aqui tenho uma excelente oportunidade de aprendizagem”, disse. Atualmente, a empresa conta com 10 estagiários da Unicap. A próxima parada do professor com seus alunos será no Porto Digital, dia 8 deste mês.

Fonte: Assecom