Unicap tem participação marcante no HCI2015

image_pdfimage_print

Nos dias 2 a 7 de agosto, o Curso de Jogos Digitais da Unicap teve presença marcante no 17th International Conference on Human-Computer Interaction (HCI), realizado no Hotel  The Westin Bonaventure, em Los Angeles. O evento é um dos mais conceituados mundialmente nas áreas de Design de Interação e Usabilidade. Estiveram presentes no evento o egresso Rennan Cavalcante (formado em 2015.1), a professora e doutoranda Carla Patrícia Teixeira e o professor e coordenador do curso, Breno Carvalho.

“Me senti realizado por participar de um congresso desse nível, o nervosismo foi grande, mas fiquei muito satisfeito com minha apresentação”, diz Rennan Cavalcante.

A abertura oficial do evento, dia 4, foi presidida pela diretora de pesquisa da Microsoft, Susan Dumais, que falou sobre “Personalized search: potential and pitfalls, em que apresentou alguns dados sobre a dinâmica dos usuários de interfaces digitais (websites, aplicativos e redes sociais). Na mesma noite foram apresentados os Best Papers, e desta vez o Brasil esteve presente com a pesquisa Mobile Application to aid in the Prevention of Pressure Ulcers, dos professores Alvaro G. Lima (USP), Lara Araújo (UNIFESP), Isabel Italiano e Luciano V. Araujo (USP).

Na tarde do dia 5, foi a apresentação do professor Breno Carvalho, no GT de Design de Interação e Usabilidade. O artigo (Ads-On Games & Fake Brands: Blending Interactions, Commercials And User Experience) foi produzido em co-autoria com professores da (Universidade da Beira Interior), de Portugal, que aborda sobre as marcas nos games e as interações com os usuários.

No penúltimo dia do congresso, foi a vez do egresso Rennan, com o trabalho Doctor Who: Legacy, an Analysis of Usability and Playability of a Multi-Platform Gamerealizado numa disciplina ministrada pelo professor Breno Carvalho. Também a professora Carla Teixeira, com a pesquisa Newsgames: Gameplay and Usability in Simulation Games, estudo que faz parte da sua pesquisa de doutorado da UFPE.

Uma experiência incrível pela qualidade das pesquisas apresentadas, pelo intercâmbio de conhecimentos e possibilidade de conhecer o nível dos trabalhos de outros países em relação à interação homem-computador. Também foi importante na medida em que pude apresentar um trecho da pesquisa sobre newsgames que estou desenvolvendo no doutorado, diz Carla Teixeira

Ao todo foram três artigos da Unicap publicados internacionalmente. O professor Breno Carvalho irá compartilhar as produções de outros pesquisadors com professores e alunos dos cursos de Jogos e comunicação, além da comunidade acadêmica da IES. A intenção é compartilhar conhecimento para que  outros alunos e professores possam participar do evento no próximo ano, que será em Toronto, no Canadá.

2 comments on “Unicap tem participação marcante no HCI2015