Professores do Curso de Jogos Digitais apresentarão artigo no SBGames 2012

image_pdfimage_print

Os professores do curso de Jogos Digitais Breno Carvalho, Dario Brito e Márcia Mendes tiveram um artigo aprovado no SBGames 2012 esta semana e se preparam agora para seguir em novembro até Brasília a fim de apresentar essa pesquisa no maior e mais importante congresso da área na América Latina. Com o título “Do projeto ao clique: interdisciplinaridade de fotografia e expressões visuais na produção de imagem e criação de maquetes de jogos”, o trabalho narra uma experiência didática interdisciplinar bem-sucedida que ocorreu nas salas de aula da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

A experiência foi vivenciada pela turma de calouros do curso superior tecnológico em Jogos Digitais no primeiro semestre deste ano e resultou da parceria entre as disciplinas de Expressões Visuais e Análise e Produção de Imagem Digital. Em pouco mais de 20 dias de projeto, os alunos encararam o desafio de construir (e utilizar como cenário para uma sessão de fotos) uma maquete que retratasse a cena de um jogo inétido, completamente concebido por eles.

Nesse tempo, por meio de sorteio de conceitos inicialmente vagos como “futurismo”, “sobrenatural”, “mitológico” e “medieval”, eles desenvolveram uma story-line, buscaram referências visuais (em filmes, fotos, telas e movimentos artísticos) e desenvolveram o estudo cenográfico para conceber a cena que seria transformada em maquete. Seguiu-se o plano de construção (com escolha de materiais, elementos a fixar, teste de peso, revestimento e finalização), a execução e, por fim, o planejamento fotográfico, utilizando a técnica de light painting.

Ao todo foram 11 os projetos concebidos que, ao fim do processo, compuseram uma exposição dessas maquetes na Biblioteca Central da Unicap, durante o mês de maio. Com o sucesso da experiência, surgiu a ideia de registrar esse conhecimento num artigo científico. A surpresa veio quatro meses depois com o anúncio do aceite no congresso, na última quinta-feira, dia 12. “Será uma ótima oportunidade de apresentar para o restante do país o trabalho de qualidade que estamos desenvolvendo nas nossas turmas. O nível de complexidade dessa experiência foi alto e os resultados foram surpreendentes”, analisa o professor Dario Brito, que ministra a disciplina de Expressões Visuais no curso.

Do ponto de vista metodológico, o relato demonstra um avanço muito importante. “O que mais chama a atenção é que essa foi uma metodologia de ensino criada aqui mesmo, ao longo de vários semestres, e que agora está mais do que consolidada”, lembra o professor e coordenador do curso, Breno Carvalho. A opinião é compartilhada pela professora Márcia Mendes, da disciplina de Análise e Produção de Imagem Digital: “Esse método foi fruto de bastante reflexão e testes sucessivos e acabou resultando numa melhor aplicabilidade dos conceitos na prática”.

O SBGames 2012 – XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, entre os dias 2 e 4 de novembro. No evento, milhares de congressistas, entre professores, alunos e representantes de empresas da área, terão a oportunidade de discutir os obstáculos e avanços e, principalmente, os novos rumos do setor.