De Laudato Si à Laudate Deum
ainda há esperança?
Palavras-chave:
Cuidado, Crise climática, Catástrofes, Fé, EsperançaResumo
Diante de catástrofes naturais vividas recentemente no nosso planeta, resultantes das ações humanas e da crise climática, propõe-se, à luz da teologia, pergunta-se: ainda há esperança? Este artigo bejtiva refletir sobre a atual crise climática, visando a uma mudança de mentalidade para uma melhor relação com a criação. A metodologia é bibliográfica qualitativa tendo como ponto de partida as duas últimas catástrofes naturais: a estiagem na região amazônica e as enchentes na região sul do Brasil. A partir dessa análise, considera-se os escritos de Papa Francisco, Laudato Si (2015), como um alerta, e Laudate Deum (2023) como uma motivação positiva de que “ainda há esperança!”. Como conclusão, apontam-se iniciativas para melhor estimular ações de preservação e cuidado com a vida no planeta e com as futuras gerações.
Downloads
Referências
BOFF, Leonardo. Cuidar da Casa Comum: pistas para protelar o fim do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2024.
FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si - Louvado sejas: Carta Encíclica do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
FRANCISCO, Papa. Querida Amazônia - Ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade. São Paulo: Paulinas, 2020.
FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudate Deum – Exortação Apostólica do Santo Padre Francisco sobre a crise climática. São Paulo: Paulinas, 2023.
PEIXOTO, Roberto. Pesquisa da World Weather Attribution (WWA) também concluiu que o fenômeno climático El Niño teve influência muito menor no episódio. Estudo teve a participação de cientistas brasileiros. Disponível em: https://ifz.org.br/mudancas-climaticas-foram-a-principal-causa-da-grave-seca-na-amazonia-em-2023-aponta-estudo/. Acesso em 07 set. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edinilton Castro Botelho (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.