ESTRATÉGIAS RETÓRICAS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Estratégia retórica; Modelo CARS; Introdução de artigo científico.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias retóricas de um corpus de 10 introduções de artigos científicos da área de História, utilizando como ferramenta de análise o modelo CARS (Swales, 1990; 2004). Os resultados obtidos nas análises apontam a ocorrência dos movimentos retóricos propostos pelo modelo CARS e apresentam a maneira característica com que as introduções dos artigos científicos de História são organizadas retoricamente.
Referências
ARAÚJO, A. D. Lexical signalling: a study of unspecific-nouns in book reviews. 1996. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.
BERNARDINO, Cibele G. O metadiscurso interpessoal em artigos acadêmicos: espaço de negociações e construção de posicionamentos. 2007. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
BEZERRA, Benedito G. Gêneros introdutórios em livros acadêmicos. 2006. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
BIASI-RODRIGUES, Bernardete. Estratégias de condução de informações em resumos de dissertações. 1998. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.
FREITAS, T. L. de; BERNARDINO, C. G.; PACHECO, J. T. S. A construção sociorretórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da cultura disciplinar da área de história. Alfa: Revista de Linguística, São José do Rio Preto, v. 65, p. e12702, 2021.
SWALES, John M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SWALES, John M. Research genres: explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004.
VÁZQUEZ, Ignacio; GINER, Diana. Beyond mood and modality: epistemic modality markers as hedges in research articles: a cross-disciplinary study. Revista Alicantina de Estudios Ingleses, v. 21, p. 171-190, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JONATAN SILVA (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


