ESTRATÉGIAS RETÓRICAS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE HISTÓRIA

Autores

  • JONATAN SILVA Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Estratégia retórica; Modelo CARS; Introdução de artigo científico.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias retóricas de um corpus de 10 introduções de artigos científicos da área de História, utilizando como ferramenta de análise o modelo CARS (Swales, 1990; 2004). Os resultados obtidos nas análises apontam a ocorrência dos movimentos retóricos propostos pelo modelo CARS e apresentam a maneira característica com que as introduções dos artigos científicos de História são organizadas retoricamente.

Biografia do Autor

  • JONATAN SILVA, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Estudante do curso de Letras na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu (FACIG).

Referências

ARAÚJO, A. D. Lexical signalling: a study of unspecific-nouns in book reviews. 1996. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.

BERNARDINO, Cibele G. O metadiscurso interpessoal em artigos acadêmicos: espaço de negociações e construção de posicionamentos. 2007. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

BEZERRA, Benedito G. Gêneros introdutórios em livros acadêmicos. 2006. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

BIASI-RODRIGUES, Bernardete. Estratégias de condução de informações em resumos de dissertações. 1998. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

FREITAS, T. L. de; BERNARDINO, C. G.; PACHECO, J. T. S. A construção sociorretórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da cultura disciplinar da área de história. Alfa: Revista de Linguística, São José do Rio Preto, v. 65, p. e12702, 2021.

SWALES, John M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, John M. Research genres: explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004.

VÁZQUEZ, Ignacio; GINER, Diana. Beyond mood and modality: epistemic modality markers as hedges in research articles: a cross-disciplinary study. Revista Alicantina de Estudios Ingleses, v. 21, p. 171-190, 2008.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

SILVA, JONATAN. ESTRATÉGIAS RETÓRICAS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE HISTÓRIA. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 50–54, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3243.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.