INTERGENERICIDADE LITERÁRIA EM LUCILA NOGUEIRA
Palavras-chave:
Intergenericidade literária, Teoria dos Gêneros Textuais, Lucila NogueiraResumo
Com forte personalidade feminina e dialogando com mitos e culturas de diversos lugares do mundo (França, Espanha, Portugal, Inglaterra, países escandinavos, México, América do Sul etc.), Lucila Nogueira é um dos grandes nomes da nossa Literatura nacional, reconhecida através diversos convites para eventos internacionais nos mais recônditos lugares (Houston, Macau, Medellín, Havana), objeto de artigos e livros (Cervinskis, 2008; Cervinskis, 2021; Cervinskis, 2023; Hoffmann, 2007) e uma dissertação acadêmica (Hoffman, 2007), além de ensaios literários em revistas eletrônicas e impressas, nacionais e internacionais. Este resumo tem por objetivo demonstrar que a poética de Lucila Nogueira é representada por múltiplas identidades, com feições multiculturais e globalizadas, através da mimetização de personagens. Isso é explicitado pela criação destes, que se baseiam nos gêneros lírico, épico e dramático, com seus desdobramentos nos gêneros contemporâneos, através do diálogo entre eles (intergenericidade literária). Nesse sentido, é uma autora que pode e deve ser usada para Educação Literária. Para demonstrar isso, analisaremos tais perspectivas com trechos do livro Imilce (2000). Teremos, como referencial teórico, Cervinskis (2008;2021;2023), Holanda (2015), Marcuschi (1008) e Staiger (1977). Para tanto, esboçaremos, numa introdução teórica, as principais relações teóricas entre gêneros textuais e literários clássicos, para depois determo-nos numa análise aprofundada das obras citadas.
Referências
ARISTÓTELES. Poética (Tradução de Eudoro de Souza). São Paulo: Abril Cultural, 1979.
BEZERRA, Benedito. Gêneros textuais e ensino: uma abordagem sociocomunicativa. Fortaleza: Editora UFC, 2013.
CERVINSKIS, André. De Imilce a Medellín: a poesia de Lucila Nogueira. Olinda: Livro Rápido, 2008.
CERVINSKIS, André. As Identidades Poéticas de Lucila Nogueira. Recife: Nova Presença, 2023.
HOLANDA, Haroldo de. A racionalização do imaginário: uma leitura crítica das formas clássicas. São Paulo: Perspectiva, 2015a.
HOLANDA, Lourival. Um giro através da noção de gênero em literatura. In:
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. São Paulo: Cortez, 2008.
PLATÃO. A República. (Trad. Maria Helena da Rocha Pereira). 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
NOGUEIRA, Lucila. Imilce. Recife: Bagaço, 2000.
SILVA, José Eduardo Rolim de Moura Xavier. D’O Guarani a Il Guarany: a trajetória da mímesis da representação. Maceió: EDUFAL, 2007.
STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais da Poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ANDRÉ CERVINSKIS (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


