INTERGENERICIDADE LITERÁRIA EM LUCILA NOGUEIRA
Keywords:
Intergenericidade literária, Teoria dos Gêneros Textuais, Lucila NogueiraAbstract
Com forte personalidade feminina e dialogando com mitos e culturas de diversos lugares do mundo (França, Espanha, Portugal, Inglaterra, países escandinavos, México, América do Sul etc.), Lucila Nogueira é um dos grandes nomes da nossa Literatura nacional, reconhecida através diversos convites para eventos internacionais nos mais recônditos lugares (Houston, Macau, Medellín, Havana), objeto de artigos e livros (Cervinskis, 2008; Cervinskis, 2021; Cervinskis, 2023; Hoffmann, 2007) e uma dissertação acadêmica (Hoffman, 2007), além de ensaios literários em revistas eletrônicas e impressas, nacionais e internacionais. Este resumo tem por objetivo demonstrar que a poética de Lucila Nogueira é representada por múltiplas identidades, com feições multiculturais e globalizadas, através da mimetização de personagens. Isso é explicitado pela criação destes, que se baseiam nos gêneros lírico, épico e dramático, com seus desdobramentos nos gêneros contemporâneos, através do diálogo entre eles (intergenericidade literária). Nesse sentido, é uma autora que pode e deve ser usada para Educação Literária. Para demonstrar isso, analisaremos tais perspectivas com trechos do livro Imilce (2000). Teremos, como referencial teórico, Cervinskis (2008;2021;2023), Holanda (2015), Marcuschi (1008) e Staiger (1977). Para tanto, esboçaremos, numa introdução teórica, as principais relações teóricas entre gêneros textuais e literários clássicos, para depois determo-nos numa análise aprofundada das obras citadas.
References
ARISTÓTELES. Poética (Tradução de Eudoro de Souza). São Paulo: Abril Cultural, 1979.
BEZERRA, Benedito. Gêneros textuais e ensino: uma abordagem sociocomunicativa. Fortaleza: Editora UFC, 2013.
CERVINSKIS, André. De Imilce a Medellín: a poesia de Lucila Nogueira. Olinda: Livro Rápido, 2008.
CERVINSKIS, André. As Identidades Poéticas de Lucila Nogueira. Recife: Nova Presença, 2023.
HOLANDA, Haroldo de. A racionalização do imaginário: uma leitura crítica das formas clássicas. São Paulo: Perspectiva, 2015a.
HOLANDA, Lourival. Um giro através da noção de gênero em literatura. In:
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. São Paulo: Cortez, 2008.
PLATÃO. A República. (Trad. Maria Helena da Rocha Pereira). 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
NOGUEIRA, Lucila. Imilce. Recife: Bagaço, 2000.
SILVA, José Eduardo Rolim de Moura Xavier. D’O Guarani a Il Guarany: a trajetória da mímesis da representação. Maceió: EDUFAL, 2007.
STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais da Poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977.
Downloads
Published
Conference Proceedings Volume
Section
License
Copyright (c) 2025 ANDRÉ CERVINSKIS (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


