O CONTO EM MOVIMENTO
UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LITERATURA
Keywords:
Letramento literário; Círculos de leitura; Conto; Dramatização.Abstract
Este artigo propõe uma metodologia para o ensino de literatura que articula círculos de leitura, o gênero conto e a dramatização como estratégias para promover o letramento literário. A partir dos estudos de Rildo Cosson, defende-se que essas práticas favorecem a leitura por fruição, a construção de sentidos e a formação de comunidades de leitores. A proposta busca aproximar os alunos da literatura, estimular o pensamento crítico e o prazer pela leitura.
References
ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Divulgados os resultados do PISA 2022. Brasília, DF: Inep, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/divulgados-os-resultados-do-pisa-2022. Acesso em: 7 mar. 2025.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
COSSON, R. Como criar círculos de leitura na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2021.
COSSON, R; LUCENA, J. M. (Orgs.). Práticas de letramento literário na escola: propostas para o ensino básico. João Pessoa: Editora UFPB, 2022.
PUCHALSKI, F. B. Perspectivas para o ensino de literatura: o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos. 2014. 53f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
VALANDRO, J. M. O teatro como elemento de ensino da literatura: confluências artísticas e descobrimentos de si. Revista Signos, v. 42, n. 2, 2021.
Downloads
Published
Conference Proceedings Volume
Section
License
Copyright (c) 2025 ALESSANDRA CORDEIRO DE VASCONCELOS , KARINE FERNANDA DO NASCIMENTO DA SILVA, ABEDNEGO CORREIA DA SILVA (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


