O CONTO EM MOVIMENTO

UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LITERATURA

Authors

  • ALESSANDRA CORDEIRO DE VASCONCELOS Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Author
  • KARINE FERNANDA DO NASCIMENTO DA SILVA Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Author
  • ABEDNEGO CORREIA DA SILVA Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Author

Keywords:

Letramento literário; Círculos de leitura; Conto; Dramatização.

Abstract

Este artigo propõe uma metodologia para o ensino de literatura que articula círculos de leitura, o gênero conto e a dramatização como estratégias para promover o letramento literário. A partir dos estudos de Rildo Cosson, defende-se que essas práticas favorecem a leitura por fruição, a construção de sentidos e a formação de comunidades de leitores. A proposta busca aproximar os alunos da literatura, estimular o pensamento crítico e o prazer pela leitura.

References

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Divulgados os resultados do PISA 2022. Brasília, DF: Inep, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/divulgados-os-resultados-do-pisa-2022. Acesso em: 7 mar. 2025.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, R. Como criar círculos de leitura na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2021.

COSSON, R; LUCENA, J. M. (Orgs.). Práticas de letramento literário na escola: propostas para o ensino básico. João Pessoa: Editora UFPB, 2022.

PUCHALSKI, F. B. Perspectivas para o ensino de literatura: o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos. 2014. 53f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

VALANDRO, J. M. O teatro como elemento de ensino da literatura: confluências artísticas e descobrimentos de si. Revista Signos, v. 42, n. 2, 2021.

Published

2025-10-02

How to Cite

CORDEIRO DE VASCONCELOS , ALESSANDRA; DO NASCIMENTO DA SILVA, KARINE FERNANDA; CORREIA DA SILVA, ABEDNEGO. O CONTO EM MOVIMENTO: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LITERATURA. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 75–79, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3247.. Acesso em: 5 dec. 2025.

Similar Articles

1-10 of 47

You may also start an advanced similarity search for this article.