OS ASPECTOS MODAIS E INTERTEXTUAIS NAS PERFORMANCESNARRATIVAS DAS CRIANÇAS
Keywords:
Narrativas Orais Infantis, Performance Narrativa, Multimodalidade, Intertextualidade, Educação InfantilAbstract
Este resumo é resultado de estudos e pesquisas acadêmicas realizadas para o desenvolvimento da compreensão acerca da aquisição da linguagem feita por crianças. Logo, a temática deste trabalho teve foco nos usos encontrados da multimodalidade e/ou da intertextualidade nas narrativas orais infantis feitas por crianças do ensino infantil. Com o uso das bases teóricas encontradas nos estudos de Hartmann (2023), Mcneill (2000) e Kendon (1992), realizamos uma revisão sistemática da literatura para identificar e analisar os usos desses elementos. Dessa maneira, encontramos através dos artigos levantados pela revisão sistemática o uso principal da multimodalidade e o uso subliminar da intertextualidade. Concluindo assim a observação dos aspectos da multimodalidade presentes nas narrativas orais infantis e a presente lacuna dos estudos focados na intertextualidade nessas narrativas.
References
HARTMANN, L.; VIEIRA, D. C. S. DA C. ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 13, n. 1, p. e124444, 2023.
SOARES, P. M. A multimodalidade nas produções orais: contribuições para o processo construtivo da linguagem infantil. Revisa da ANPOLL, 2021.
TEBALDI, L. R.; CARVALHO, R. S. DE. As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5201, 2023.
VIEIRA, D. C. S. da C. Contação de Histórias Para, Com, e Por Crianças na Escola da Infância. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 103– 115, 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 IGOR DE ALMEIDA SANTOS, JOSÉ HELENO DA VEIGA SEIXAS NETO (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.