ESTRATÉGIAS RETÓRICAS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOSNA ÁREA DE EDUCAÇÃO
Keywords:
Gêneros, introduções, modelo CARSAbstract
Como bem assinala Devitt (2020), a notoriedade dos gêneros se dá pela sua capacidade de trazer consigo convenções, expectativas e normas. Essa tríade se cristaliza, por exemplo, quando Swales (1990) propõe uma perspectiva retórica de análise de gêneros, mais precisamente o modelo CARS (Creating A Research Space). Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias retóricas mobilizadas em 15 introduções de artigos científicos publicados em periódicos da área da educação, e com isso, busca-se atestar (ou não) a (re)incidência das estratégias retóricas delimitadas por Swales. Os resultados auferidos endossam as previsões do modelo, embora contem com algumas ressalvas.
References
BEZERRA, B. G. O gênero como ele é (e como não é). São Paulo: Parábola, 2022.
DEVITT, A. J. Genre for Social Action: Transforming Worlds Through Genre Awareness and Action. In: AUKEN, S.: SUNESEN, C. (ed). Genre in the Climate Debate. Varsóvia/Berlim: De Gruyter, 2020. p. 17-33.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
SWALES, John M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge:
Cambridge University Press, 1990.
SWALES, J. M. Research genres: explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 ISABELLE SOARES DE CARVALHO (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.