DIALOGISMO ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FERRAMENTA LÚDICA E PEDAGÓGICA

Authors

  • JOATHAN ALVES DA SILVA UNICAP Author

Keywords:

Estágio, ; Educação Infantil, Literatura, Lúdico, Prática Pedagógica

Abstract

O estágio oportuniza a vivência da teoria à práxis, desenvolvendo capacidade colaborativa e instrutiva, moldando a reflexão sobre o futuro que iremos tomar enquanto educadores. Desse modo, evidencia-se neste excerto, uma atividade lúdica aplicada na contação de história, com o intuito de variar entre as práticas já estabelecidas, favorecendo maior dinamismo pedagógico no ensino-aprendizagem. Para tanto, dialogamos com autores que tratam a respeito de tal temática, enriquecemos nosso compilado através das contribuições de Libâneo (2015), Vigotskii, Luria, Leontiev (2010), Morais, Martins e Costa, (s.d.), Costa e Ribeiro (s.d.), assim como a BNCC (2018). Em suma, a exercício em questão nos proporcionou uma visão ampliada sobre a eficácia do lúdico como ferramenta pedagógica, desenvolvendo vários componentes que emergem do conhecimento, e que serão observados nas linhas que seguem.

 

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

COSTA, Patrícia Evellyn. RIBEIRO, Janete S. Maria. A importância de contar história na Educação infantil. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21179/1/MD_EDUMTE_II_2014_113.pdf. Acesso em: 10 mai. 2024.

LIBÂNEO, J. Carlos. Formação de Professores e Didática para o Desenvolvimento Humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/GB5XHxPcm79MNV5vvLqcwfm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em; 09 mai. 2024.

MORAIS, Deimy K. Alves de; MARTINS, Pollyany Pereira; COSTA, Jani M. da Fonseca. A Importância do lúdico como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Iporá-GO: s.d. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/2741/1/Artigo_DEIMY%20KELLEN%20ALVES%20DE%20MORAIS.pdf. Acesso em: 10 mai. 2024.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: ícone, 2010.

Published

2024-12-17

How to Cite

DIALOGISMO ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FERRAMENTA LÚDICA E PEDAGÓGICA. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 90-94. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3068

Similar Articles

1-10 of 21

You may also start an advanced similarity search for this article.