O LUGAR DAS LÍNGUAS NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS: ANÁLISE DO PAPEL DA LÍNGUA DE SINAIS (LS) EM AULAS DE INGLÊS POR ALUNOS SURDOS DE RECIFE
Keywords:
Língua Inglesa, LIBRAS, Surdo, AprendizagemAbstract
O status atribuído à Língua Inglesa em um mundo cada vez mais globalizado é um processo histórico que vem atingindo as mais diversas áreas da vida social. Portanto, considerando a relevância atual do domínio da Língua Inglesa, é importante estendermos esse debate para o âmbito da comunidade surda e avaliar os caminhos que podem levar um indivíduo surdo à fluência no idioma. Considerando que a aprendizagem de uma língua adicional deve passar, necessariamente, pela língua materna do indivíduo, e esta deve estar bem consolidada, pois Borges (2003) afirma que a socialização familiar (no caso do surdo, ela ocorre na LS) é fundamental para que o indivíduo obtenha êxito nos processos de aprendizagem. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar o papel da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em aulas de Inglês por alunos surdos da cidade de Recife. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e descritivo, nos quais os dados serão analisados segundo as orientações de Triviños (2015). Foi possível constatar que a Língua de Sinais (LS) atua como um agente mediador no processo de construção de sentido na Língua Inglesa e que os alunos surdos que aprenderam a LS o mais cedo possível, obtiveram um maior êxito na compreensão textual.
References
BORGES, L. C., & Salomão, N. M. R.. (2003). Aquisição da linguagem: considerações da perspectiva da interação social. Psicologia: Reflexão E Crítica, 16(2), 327–336. https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000200013
LELIS, Dayze Cavalcanti. Educação com propósito. Capítulo 5 [livro eletrônico] / [org] . -- João Pessoa, PB : Editora Oiticica, 2022.
MORAES, A. H. C.; LUCENA, F. C. (Org.) ; PERRUSI, M. S. (Org.) . Filosofia, literatura e linguística: interfaces. 1. ed. Maringá: Editora Viseu, 2018. 230p.
TRIVIÑOS. A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 PAULO VINÍCIUS SOUZA BANDEIRA DE ALMEIDA, IZABELLY CORREIRA DOS SANTOS BRAYNER (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.