A REESCRITA, A PARTIR DA FIC, NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO MÉDIO
Keywords:
Formação de professores, Reescrita, Multiletramentos, Fic, Ensino MédioAbstract
Atualmente, professores e alunos estão inseridos em um contexto social que está em constante diálogo com os avanços tecnológicos e as inovações digitais, as quais se tornaram indispensáveis no cenário contemporâneo de ensino e de aprendizagem. As Fics surgem, neste contexto, como possibilidades de atividades para que professores de Língua Portuguesa desenvolvam as competências e as habilidades dos estudantes do Ensino Médio, nativos digitais, que interagem ativamente nas redes sociais digitais, a exemplo do WhatsApp. Nosso objetivo é apresentar estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação da reescrita textual com as Fics, no contexto de formação de professores do Ensino Médio. Nosso aporte teórico se embasa nos Multiletramentos (Rojo; Moura, 2012; 2019; Rojo, 2013) e nos letramentos digitais (Dudney; Holckly; Pegrum, 2016; Ribeiro; Coscarelli, 2017). Metodologicamente, temos uma pesquisa qualitativa, que segue as estratégias de ação: (i) criação de um grupo de WhatsApp para as interações dos estudantes; (ii) seleção de uma Fic escrita por um dos estudantes; (iii) e (iv) análise da rescrita da Fic a partir das sugestões dadas no grupo. Nossos resultados apontam para a eficácia do uso das Fics no ensino, na aprendizagem e na avaliação da reescrita como proposta para a formação de professores do Ensino Médio.Parte inferior do formulário
References
DUDNEY, G.; HOLCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos Digitais. São Paulo: Parábola, 2016.
FONTE, R. F. L.; CAIADO. R. V. R. A coesão e a coerência em tecnologia digital móvel. In: Linguagem e Interdisciplinaridade – Diferentes gestos de interpretação. São Paulo: Pá de Palavra, 2019.
RIBEIRO, A. E.; COSCARELLI, C. V. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
ROJO, R. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 JOSEMEIRE CAETANO DA SILVA, ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.