EDUCAÇÃO LITERÁRIA: UMA PERSPECTIVA DEOCOLONIAL SOBRE A CARTA DE CAMINHA
Keywords:
literatura , decolonialidade, ensinoAbstract
Esta pesquisa tem como temática o ensino de literatura na Educação Básica. Com o intuito de apresentar uma discussão sobre a forma como é trabalhada “A Carta”, de Caminha, na escola, o objetivo, aqui, é o desenvolvimento de uma reflexão e o fornecimento de sugestões didático-pedagógicas que possibilitem o uso desse texto a partir de uma concepção de educação decolonial. Como base teórica, partimos das contribuições de Maldonado-Torres (2017) sobre decolonialidade, assim como Antonio Candido (1989) a respeito de identidade e literatura. Dessa forma, sabe-se que existem variadas maneiras do trabalho com o texto literário em sala de aula. Porém, acreditamos que, com base na perspectiva abordada, será possível uma compreensão, por parte do leitor, de forma crítica sobre o período de produção da obra e dos desdobramentos até os dias atuais.
References
ADICHIE, Chimamanda Ngozi; ROMEU, Julia; CARVALHO, Claudia Espínola de. O perigo de uma história única. 1a edição. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2019.
BARRETO, Lima. Triste fim de policarpo quaresma. Editora Companhia das Letras, 2011.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 1a edição. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1992.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. Editora Cultrix, 1994.
CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos E… Cjp / Ed. Brasiliense, 1989.
DE CAMINHA, Pero Vaz. A carta de Pero Vaz de Caminha. Editora Vozes, 2019.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, p. 127-167, 2007.
Downloads
Published
Conference Proceedings Volume
Section
License
Copyright (c) 2024 PEDRO IVSON BALBINO DA SILVA, ANA VYTÓRIA SILVA (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


