EDUCAÇÃO LITERÁRIA: UMA PERSPECTIVA DEOCOLONIAL SOBRE A CARTA DE CAMINHA

Autores

  • PEDRO IVSON BALBINO DA SILVA Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • ANA VYTÓRIA SILVA Universidade Federal Rural de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

literatura , decolonialidade, ensino

Resumo

 

Esta pesquisa tem como temática o ensino de literatura na Educação Básica. Com o intuito de apresentar uma discussão sobre a forma como é trabalhada “A Carta”, de Caminha, na escola, o objetivo, aqui, é o desenvolvimento de uma reflexão e o fornecimento de sugestões didático-pedagógicas que possibilitem o uso desse texto a partir de uma concepção de educação decolonial. Como base teórica, partimos das contribuições de Maldonado-Torres (2017) sobre decolonialidade, assim como Antonio Candido (1989) a respeito de identidade e literatura. Dessa forma, sabe-se que existem variadas maneiras do trabalho com o texto literário em sala de aula. Porém, acreditamos que, com base na perspectiva abordada, será possível uma compreensão, por parte do leitor, de forma crítica sobre o período de produção da obra e dos desdobramentos até os dias atuais.  

 

Biografia do Autor

  • PEDRO IVSON BALBINO DA SILVA, Universidade Católica de Pernambuco

    Graduando em Letras - licenciatura em português e inglês - pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP.

  • ANA VYTÓRIA SILVA, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Graduanda em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

EDUCAÇÃO LITERÁRIA: UMA PERSPECTIVA DEOCOLONIAL SOBRE A CARTA DE CAMINHA. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 16-20. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3055

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