ABORDAGEM PEDAGÓGICA NO ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO
Keywords:
Práticas Pedagógicas , Alfabetização, Letramento , ConstrutivismoAbstract
Este artigo tem o propósito de analisar a forma como duas educadoras do município do Recife (PE), que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, compreendem os conceitos de alfabetização e letramento. Para tanto, segue-se uma metodologia de abordagem qualitativa. Do ponto de vista operacional, para coletar os dados, pode-se afirmar que este artigo se serviu do estudo de caso, a partir do qual fez-se a entrevista a estas duas educadoras. Os dados foram tratados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2016). Pode-se afirmar que entre os resultados, há uma necessidade docente de terem uma melhor compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento, tampouco de definir o método pelo qual alfabetizam os educandos. Apesar dos seus esforços louváveis e do trabalho que realizam não têm a habilidade de refletir acerca das próprias práticas pedagógicas relacionadas a alfabetização e ao letramento.
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