REPRESENTAÇÕES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA LITERATURA

UM OLHAR CRÍTICO SOB O MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA

Autores

  • FERNANDO BARBOSA Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor
  • NAARA JULIANE LIMA DA SILVA Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Imaginário Social, Literatura, Estereótipos

Resumo

Este artigo examina criticamente as representações de pessoas com deficiência na literatura, analisando obras infantis e clássicos brasileiros selecionados por sua influência histórica. Baseado na perspectiva social da deficiência, idealizada por Mike Oliver (1990), o estudo entende a deficiência como algo construído pela sociedade, moldado por obstáculos tanto simbólicos quanto práticos. O ponto de partida é a ideia de que a literatura, por ser uma prática cultural, tem um papel na formação do imaginário social, podendo tanto fortalecer preconceitos quanto ajudar a desfazê-los. A metodologia utilizada é qualitativa e se baseia na análise textual de personagens com deficiência, levando em conta aspectos como o tipo de deficiência, a função que desempenham na história e como o enredo desenvolve suas vidas. O embasamento teórico se apoia nos estudos de Hall (2016), Souza e Rodrigues (2021) e Menezes e Rabelo (2020), que oferecem suporte para entender como as representações e os símbolos são construídos. Os resultados indicam que obras infantis clássicas frequentemente reforçam estereótipos sobre a deficiência, mas abordagens críticas e discursos baseados no modelo social podem ressignificar essas narrativas e promover uma visão mais inclusiva.

Referências

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Publicado

2025-10-02

Como Citar

BARBOSA, FERNANDO; SILVA, NAARA. REPRESENTAÇÕES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA LITERATURA: UM OLHAR CRÍTICO SOB O MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 157–161, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3267.. Acesso em: 5 dez. 2025.

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