A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DE INTRODUÇÕES EM DIFERENTES GÊNEROS ACADÊMICOS
UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Organização retórica; Modelo CARS; Introdução acadêmica.Resumo
Este trabalho apresenta uma análise comparativa de estudos que investigam a organização retórica das introduções em textos acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento, como Letras, Linguística, Matemática, Psicologia e História. O objetivo é identificar como essas áreas estruturam suas introduções, com base no modelo CARS (Swales, 1990), utilizado como referencial teórico-metodológico. A metodologia adotada compreende uma abordagem qualitativa, com análise de oito artigos científicos selecionados. Os resultados mostram que a maioria segue os movimentos retóricos do modelo, especialmente a contextualização do tema, a justificativa e os objetivos, embora a identificação de lacunas ocorra com menor frequência. Observa-se que cada disciplina adota estratégias distintas, evidenciando variações na forma de construção das introduções, o que reflete as culturas acadêmicas específicas de cada área. Conclui-se que a análise retórica pode contribuir para o aprimoramento da escrita acadêmica, ao revelar padrões e particularidades textuais que auxiliam na formação de pesquisadores e no ensino da produção científica.
Referências
OLIMPIA, Barbara. A organização retórica em introduções de artigos científicos de linguística: uma análise a partir do modelo CARS. 2022.
ALMEIDA, Maria. Análise Sociorretórica da Seção Introdução de Monografias da área de Letras. Cadernos do CNLF, v. 25, n. 3, 2022.
SILVA, João. A construção da argumentação e a organização retórica na seção de introdução de artigo científico da área de Linguística. TEDE - Sistemas de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações.
PEREIRA, Carla. A organização retórica da seção introdução em dissertações de mestrado. Linguística de Texto: Perspectivas Interfaces, v. 13, n. 25, 2022.
FERREIRA, Ana. A construção sociorretórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da cultura disciplinar da área de História. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), v. 65, e12702, 2021.
COSTA, Pedro. A organização retórica de introduções de artigos científicos na área de Psicologia. Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap, v. 5, n. 26, 2024.
SANTOS, Lucia. Desafios na Escrita Acadêmica: Reflexões sobre os Movimentos Retóricos da Seção de Introdução do Gênero Artigo Científico. Colineares, v. 8, e2357-8203, 2021.
GOMES, Renata. Escrita acadêmica e organização retórica da introdução de artigos científicos em duas áreas disciplinares. Revista Investigações, Recife, v. 34, n. 2, p. 1-29, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marília Gabriela F da S Gomes, Eliete Maria Pereira Barbosa, Valentina de Azevedo Lima, Islly Victória dos Santos Lima, Nayra Vitória dos Santos Pereira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


