ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: COMPREENDENDO O PAPEL DAS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO INFANTIL
Palavras-chave:
Argumentação, Aquisição da Linguagem, Estratégias Argumentativas, Desenvolvimento Linguístico, CriançaResumo
Neste estudo, é analisado o impacto das estratégias argumentativas na aquisição da linguagem infantil. O objetivo é investigar como tais estratégias influenciam o processo de desenvolvimento da linguagem da criança, considerando a relação entre pensamento e linguagem. A metodologia adotada é qualitativa, com uma revisão sistemática de literatura. Os resultados evidenciam a relevância dessas estratégias no estímulo ao desenvolvimento da argumentação em crianças na educação infantil, promovendo reflexão, construção de conhecimento e habilidades argumentativas. Conclui-se que, com o uso de um ambiente favorável para a mobilização e estimulação de informações, há contribuições para o desenvolvimento da capacidade argumentativa das crianças.
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira.
ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VASCONCELOS, A. N.; JIMÉNEZ, B. V.; SILVA, F. J. M. T. Argumentação e aquisição da linguagem: desenvolvimento e educação infantil. Cadernos de Linguística, v. 1, n. 2, p. 0116, 2020.
RICCI, A. L. C.; DEL, RÉ.A.; VIEIRA, A. J. A argumentação na fala da criança: uma abordagem dialógico-discursiva. Cadernos de Linguística, v. 2, n. e561, 2021.
PASSOS, D. P.; et al. Como as crianças desenvolvem a argumentação infantil. Soletras, n. 15, 2008.
BARBOSA, L.; VASCONCELOS, A. N. Argumentação como estratégia de aprendizagem na educação infantil. 2021.
LEITÃO, S. Argumentação e desenvolvimento do pensamento reflexivo. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 20, p. 454-462, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EMILLY MIRELE DUARTE NEVES (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.