ELEMENTOS MULTIMODAIS DA LINGUAGEM UTILIZADOS PELA CRIANÇA CEGA EM CONTEXTOS DE BRINCADEIRA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • CAUÃ GOMES DE OLIVEIRA LIMA Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Multimodalidade, Linguagem, Interação, Criança cega

Resumo

 

A multimodalidade diz respeito dos vários modos de uso da linguagem, como: produção oral, gesto, prosódia… O objetivo deste texto é fazer um levantamento bibliográfico das diferentes pesquisas que abordem sobre os recursos multimodais e seus papéis utilizados pela criança cega e pelos interlocutores em situações de brincadeira. Kendon (2017), McNeill (1985, 2015), Ávila Nóbrega (2018) e Fonte (2013) são alguns estudiosos que buscamos como aporte teórico para embasar a pesquisa. O estudo é uma pesquisa exploratória, classificada como bibliográfica, tendo um diálogo entre a natureza qualitativa e quantitativa dos dados obtidos. Os resultados sugerem que a criança cega e seu interlocutor em situações de brincadeira evidenciam e privilegiam dois principais elementos multimodais no momento interativo. A análise desses aspectos contribui para criação de novas formas de inclusão social e educacional.

Biografia do Autor

  • CAUÃ GOMES DE OLIVEIRA LIMA, Universidade Católica de Pernambuco

    Bolsista do curso de letras português da Universidade Católica de Pernambuco. Voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), coordenado pela professora Patrícia Roberta da Silva. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), pesquisa com o foco na multimodalidade, intitulada de "Aspectos Multimodais da Linguagem em Interações com Criança Cega: Uma Revisão da Literatura", orientado pela doutora Renata Fonseca Lima da Fonte.

Referências

ÁVILA-NÓBREGA, P. V. A construção de uma proposta dialógica e multimodal de língua. In: ÁVILA-NÓBREGA, P. V. O estudo do envelope multimodal como uma contribuição para a aquisição da linguagem. 1. ed. Curitiba: Appris Editora, 2018. p. 31-74.

FONTE, R. F. L. da. Cenas de atenção conjunta na interação mãe-criança cega: contribuições à aquisição da linguagem. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 393–412, 2013.

FONTE, R. F. L. da; CAVALCANTE, M. C. B. Abordagem multimodal da linguagem: contribuições à clínica fonoaudiológica. In: MONTENEGRO, A. C. de A.; BARROS, I. B. do R.; AZEVEDO, N. P. da S. G. de. (org.). Fonoaudiologia e linguística: teoria e prática. 1.

ed. Curitiba: Appris, 2016. p. 205-225.

KENDON, A. Reflections on the “gesture-first” hypothesis of language origins. Psychonomic, Bulletin & Review, [s. l.], v. 24, n. 1, p. 163-170, 2017.

MCNEILL, D. So you think gestures are nonverbal? Psychological Review, [Washington, DC], v.92, n. 3, p. 350-371, 1985.

MCNEILL, D. Why we gesture. In: MCNEILL, D. Why we gesture: the surprising role of hand movements in communication. New York: Cambridge University Press, 2015.

MEDEIROS, Carolina Silva; SALOMÃO, Nádia Maria Ribeiro. Análise de dois contextos interativos em uma díade mãe-criança com deficiência visual. Temas em Psicologia, v. 22, n. 4, p. 701-713, 2014.

MEDEIROS, Carolina Silva de; SALOMÃO, Nádia Maria Ribeiro. Estratégias de comunicação: interação mãe-criança com deficiência visual e habilidades sociocomunicativas infantis. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, p. 393-406, 2015.

ROCHA, Keuri Costa Carvalhais; GARRUTTI-LOURENÇO, Erica Aparecida. A criança com deficiência visual em situações de brincadeiras na Educação Infantil. Revista Educação Especial, v. 28, n. 52, p. 339-349, 2015.

RUIZ, Letícia Coelho; BATISTA, Cecília Guarnieri. Interação entre crianças com deficiência visual em grupos de brincadeira. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, p. 209-222, 2014.

RUIZ, Letícia Coelho; BATISTA, Cecília Guarnieri. O brincar em grupo de crianças com deficiência visual: observações de especificidades na interação com parceiros. Sensos-e, v. 5, n. 2, p. 33-46, 2018.

SILVA, Carolina Biondo da. O brincar e habilidades sociais de uma criança cega e seus pares videntes na pré-escola. 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

ELEMENTOS MULTIMODAIS DA LINGUAGEM UTILIZADOS PELA CRIANÇA CEGA EM CONTEXTOS DE BRINCADEIRA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 95-101. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3069

Artigos Semelhantes

1-10 de 13

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.