EDUCAÇÃO LITERÁRIA: UMA PERSPECTIVA DEOCOLONIAL SOBRE A CARTA DE CAMINHA
Palavras-chave:
literatura , decolonialidade, ensinoResumo
Esta pesquisa tem como temática o ensino de literatura na Educação Básica. Com o intuito de apresentar uma discussão sobre a forma como é trabalhada “A Carta”, de Caminha, na escola, o objetivo, aqui, é o desenvolvimento de uma reflexão e o fornecimento de sugestões didático-pedagógicas que possibilitem o uso desse texto a partir de uma concepção de educação decolonial. Como base teórica, partimos das contribuições de Maldonado-Torres (2017) sobre decolonialidade, assim como Antonio Candido (1989) a respeito de identidade e literatura. Dessa forma, sabe-se que existem variadas maneiras do trabalho com o texto literário em sala de aula. Porém, acreditamos que, com base na perspectiva abordada, será possível uma compreensão, por parte do leitor, de forma crítica sobre o período de produção da obra e dos desdobramentos até os dias atuais.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi; ROMEU, Julia; CARVALHO, Claudia Espínola de. O perigo de uma história única. 1a edição. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2019.
BARRETO, Lima. Triste fim de policarpo quaresma. Editora Companhia das Letras, 2011.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 1a edição. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1992.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. Editora Cultrix, 1994.
CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos E… Cjp / Ed. Brasiliense, 1989.
DE CAMINHA, Pero Vaz. A carta de Pero Vaz de Caminha. Editora Vozes, 2019.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, p. 127-167, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PEDRO IVSON BALBINO DA SILVA, ANA VYTÓRIA SILVA (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.