EDUCAÇÃO LITERÁRIA: UMA PERSPECTIVA DEOCOLONIAL SOBRE A CARTA DE CAMINHA

Autores

  • PEDRO IVSON BALBINO DA SILVA Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • ANA VYTÓRIA SILVA Universidade Federal Rural de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

literatura , decolonialidade, ensino

Resumo

 

Esta pesquisa tem como temática o ensino de literatura na Educação Básica. Com o intuito de apresentar uma discussão sobre a forma como é trabalhada “A Carta”, de Caminha, na escola, o objetivo, aqui, é o desenvolvimento de uma reflexão e o fornecimento de sugestões didático-pedagógicas que possibilitem o uso desse texto a partir de uma concepção de educação decolonial. Como base teórica, partimos das contribuições de Maldonado-Torres (2017) sobre decolonialidade, assim como Antonio Candido (1989) a respeito de identidade e literatura. Dessa forma, sabe-se que existem variadas maneiras do trabalho com o texto literário em sala de aula. Porém, acreditamos que, com base na perspectiva abordada, será possível uma compreensão, por parte do leitor, de forma crítica sobre o período de produção da obra e dos desdobramentos até os dias atuais.  

 

Biografia do Autor

  • PEDRO IVSON BALBINO DA SILVA, Universidade Católica de Pernambuco

    Graduando em Letras - licenciatura em português e inglês - pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP.

  • ANA VYTÓRIA SILVA, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Graduanda em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi; ROMEU, Julia; CARVALHO, Claudia Espínola de. O perigo de uma história única. 1a edição. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2019.

BARRETO, Lima. Triste fim de policarpo quaresma. Editora Companhia das Letras, 2011.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 1a edição. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1992.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. Editora Cultrix, 1994.

CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos E… Cjp / Ed. Brasiliense, 1989.

DE CAMINHA, Pero Vaz. A carta de Pero Vaz de Caminha. Editora Vozes, 2019.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, p. 127-167, 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

EDUCAÇÃO LITERÁRIA: UMA PERSPECTIVA DEOCOLONIAL SOBRE A CARTA DE CAMINHA. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 16-20. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3055

Artigos Semelhantes

1-10 de 21

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.