O SAGRADO NA CONSTRUÇÃO NARRATIVA DE MIA COUTO "The sacred on Mia Couto’s narrative construction"

Auteurs

  • Antonio Geraldo Cantarela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.25247/paralellus.2014.v5n10.p191-206

Mots-clés :

Numinoso. Realismo maravilhoso. Teologia. Literatura. Numinous. Magical Realism. Theology. Literature.

Résumé

A obra do escritor moçambicano Mia Couto apresenta grande número de construções discursivas que podem ser associadas ao âmbito da religião e do sagrado. Tais marcas certamente poderiam ser abordadas por leituras teológicas ou das ciências da religião. Fugindo a esses vieses, o artigo propõe-se a destacar o modo como as referências ao sagrado “visitam” o texto do escritor, constituindo-o no literário. Metodologicamente, far-se-á a leitura de uma cena do romance O outro pé da sereia em diálogo com as categorias de Otto sobre o numinoso. Em vista de complementar tal perspectiva de leitura, serão lidos também dois contos, em correlação com o conceito de realismo maravilhoso: O embondeiro que sonhava pássaros e O dia em que explodiu Mabata-bata. Sob o foco da crítica literária, conclui-se que as sacralidades e hierofanias que transitam pelo texto de Couto se entendem como encenação e recriação literária do sagrado. Nas considerações finais afirma-se que o fazer literário que assume as vozes dos marginalizados, ainda que pelo caminho da ficção, pode ser acolhido como objeto de leitura teológica.

Palavras-chave: Numinoso. Realismo maravilhoso. Teologia. Literatura.

Abstract

The work by Mozambican writer Mia Couto shows a great number of discursive constructions that may be associated with the field of religion and the sacred. These features could certainly be addressed by theology or religious studies texts. In an attempt to run away from these perspectives, the goal of this paper is to highlight the way in which references to the sacred “visit” the writer’s text, making it a literary one. Methodologically speaking a scene from the novel The Mermaid’s Other Foot will be read in a dialogue with Otto’s categories on the numinous. In order to complement this point of view of the reading, two other short stories will also be read in relation to the magical realism concept: The bird-dreaming baobab and the The day Mabata-bata exploded. Using the literary criticism approach, the conclusion is that the sacralities and hierophanies present on Couto’s text are understood as the staging and the literary recreation of the sacred. The concluding remarks state that the literary doing in the marginalized voices, although it is done through fiction, can be seen as an object of theological reading.

Keywords: Numinous. Magical Realism. Theology. Literature.

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Biographie de l'auteur

  • Antonio Geraldo Cantarela, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutor em Letras. Professor da PUC Minas, no Departamento de Ciências da Religião. Graduado em Filosofia. Graduado em Teologia. Graduado em Comunicação Social. Mestre e Doutor em Letras (Literatura). Professor no ISTA e na PUC Minas.

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Publiée

2014-12-30

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Comment citer

CANTARELA, Antonio Geraldo. O SAGRADO NA CONSTRUÇÃO NARRATIVA DE MIA COUTO "The sacred on Mia Couto’s narrative construction". PARALELLUS Revue d’études religieuses - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 5, n. 10, p. 191–206, 2014. DOI: 10.25247/paralellus.2014.v5n10.p191-206. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/405.. Acesso em: 24 nov. 2024.

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