CELEBRAÇÕES CONCILIARES
1700 ANOS DE NICEIA E 60 DE VATICANO II, A SINODALIDADE COMO IDENTIDADE DA IGREJA
DOI :
https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n39.p321-338Mots-clés :
Niceia , Vaticano II, Missão, Recepção, SinodalidadeRésumé
Em 2025 celebraremos 1700 anos do primeiro concílio ecumênico da história da Igreja, que se realizou em Niceia, em 325 e 60 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, realizado no Vaticano, entre os anos 1962 e 1965. Objetivamos refletir sobre a celebração desses dois eventos, ressaltando a sua importância para a vida e missão da Igreja. Metodologicamente se trata de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Do ponto de vista formal, indagamos: Qual a importância dos Concílios de Niceia e Vaticano II para a concepção de Igreja sinodal hoje? Os resultados esperados estão circunscritos à compreensão de que a recepção dos concílios é de suma importância e esta deverá ser gestada num processo longínquo de reflexões, críticas e aprimoramentos.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BRIGHENTI, Agenor. A pastoral dá o que pensar: a inteligência da prática transformadora da fé: manual básico de teologia pastoral. 2. ed. São Paulo: Paulinas; Valência, ESP: Siquem, 2011.
BEINERT, Wolfgang. Concílio. In. LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário crítico de Teologia. São Paulo: Paulinas; Edições Loyola, 2004.
CZERNY, Michel. Uma Igreja que “caminha junto”. Sinodalidade na era do Papa Francisco. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 54, n. 1, p. 67-88, Jan./Abr. 2022
CONCÍLIO VATICANO II. Compêndio do Vaticano II: Constituições, Decretos, Declarações. Petrópolis: Vozes, 2000.
FRANCISCO, 2023. Spes non confundit: Bula de proclamação do Jubileu Ordinário de 2025. Brasília: Edições CNBB, 2024.
FRANCISCO, Papa. Evangelii Gaudium: Exortação apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. 2. ed. São Paulo: Paulus/Loyola, 2013.
HAIGHT, Roger. A comunidade cristã na história [Tradução Jonas Pereira dos Santos], v. 1. São Paulo: Paulinas, 2012
ROOT, Michel. Recepção. In. LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário crítico de Teologia. São Paulo: Paulinas; Edições Loyola, 2004.
MOINGT, Joseph. O homem que vinha de Deus [Tradução Nadyr de Salles Penteado]. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
PIÉ-NINOT, Salvador. Eclesiología: La sacramentalidad de comunidad Cristiana. 2.ed. Salamanca: Ediciones Sígueme, 2009,
PIÉ-NINOT, Salvador. Introdução à Eclesiologia. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
SESBOÜE, B; WOLINSKI, J. História dos Dogmas: O Deus da Salvação [Tradução Marcos Bagno], v. 1, 2. ed. São Paulo: Edições Loyola.
SYNODI: SECRETARIA GENERALIS. Uma Igreja sinodal em Missão. Relatório de síntese: XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Primeira Sessão. Paulus, 2023.
VELASCO, Rufino. A Igreja de Jesus: processo histórico da consciência eclesial [Tradução de Nancy B. Faria e Wagner de Oliveira Brandão]. Petrópolis: Vozes, 1995.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright José Aguiar Nobre, Fábio Fernandes dos Santos Silva, Rodrigo Costa Silva 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).
















