A TRAJETÓRIA DA FIGURA DO REI DO CONGO

Auteurs

  • Raimundo Lázaro da CRUZ UNICAP

DOI :

https://doi.org/10.25247/paralellus.2012.v3n5.p41-57

Mots-clés :

Rei do Congo, Cultura afro-pernambucana, Religião afro-brasileira, Maracatu, África.

Résumé

Este artigo centra-se na trajetória da “figura do rei do Congo”, que têm sua origem na instituição sociopolítica africana no Reino do Congo, já existente na África, pela constituição de reinos ou impérios, antes da chegada dos portugueses, sendo a figura deste rei introduzida na metrópole portuguesa, por volta do século XV, por uma formulação teatral de uma embaixada congolesa. Neste contexto, tinham por atores a comunidade africana reunida em Lisboa, à volta da Confraria de Nossa Senhora do Rosário, que possuía o beneplácito das autoridades. A documentação, embora rara nos séculos XVI e XVII, aparecem com freqüência no século XVIII e, já então simultaneamente em Portugal e no Brasil, sendo esta reprodução teatral inserida pela autoridade da Igreja Católica como a instituição que legitima o poder deste rei. Esta figura do rei do Congo chega em território brasileiro e ocupa seu novo cenário de ação, até o século XIX como mediador e, no século XX, é encontrada representada em variadas instituições, exemplificada neste espaço em Minas Gerais e em Pernambuco.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Raimundo Lázaro da CRUZ, UNICAP
    Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Educação Especial pela UNICAP. Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Professor da Escola de Ensino Superior de Relações Públicas de PE – ESURP; professor de Idiomas: Língua Alemã no SENAC e na Rede de Ensino Público de Pernambuco.

Téléchargements

Comment citer

CRUZ, Raimundo Lázaro da. A TRAJETÓRIA DA FIGURA DO REI DO CONGO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 5, p. 41–57, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2012.v3n5.p41-57. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/205.. Acesso em: 1 juill. 2024.

Articles similaires

1-10 sur 453

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.