CONGREGANDO ALMAS: A EXPANSÃO DAS CONGREGAÇÕES MARIANAS E A CONSTITUIÇÃO DA PIA UNIÃO DAS FILHAS DE MARIA NA CIDADE DO RECIFE

Auteurs

  • Walter Valdevino do AMARAL UNICAP

DOI :

https://doi.org/10.25247/paralellus.2011.v2n4.p167-179

Mots-clés :

, Igreja Católica. Associações. Mulher.

Résumé

Nas duas primeiras décadas do século XX, as mulheres recifenses tiveram um importante papel na manutenção e divulgação das doutrinas católicas na capital pernambucana. Com o intuito de expandir, de forma mais dinâmica, seus conceitos éticos e morais, a Igreja Católica passou a estimular, em seus congressos, a criação e expansão das Congregações Marianas. Entre estas associações femininas que faziam parte desta congregação, destacava-se a Pia União das Filhas de Maria, destinada às jovens solteiras, de “boas famílias”, cuja principal finalidade era educar e preparar suas associadas, sob a espiritualidade mariana, para serem boas filhas, esposas e mães. Como aporte teórico adotamos o conceito de habitus, proposto por Pierre Bourdieu.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Walter Valdevino do AMARAL, UNICAP
    Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco, especialista em Cultura Pernambucana pela Faculdade Frassinetti do Recife, licenciado em História pela UNICAP. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Transdisciplinares em História Social da UNICAP. Tem experiência nas áreas de História e Ciências da Religião, com ênfase em História do Brasil Republicano e Campo Religioso Brasileiro, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, gênero e imprensa.

Téléchargements

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Comment citer

AMARAL, Walter Valdevino do. CONGREGANDO ALMAS: A EXPANSÃO DAS CONGREGAÇÕES MARIANAS E A CONSTITUIÇÃO DA PIA UNIÃO DAS FILHAS DE MARIA NA CIDADE DO RECIFE. PARALELLUS Revue d’études religieuses - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 4, p. 167–179, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2011.v2n4.p167-179. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/196.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Articles similaires

71-80 sur 316

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.