OUVINTE DA PALAVRA: sobre o primeiro capítulo da obra de Karl Rahner
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n30.p569-576Palavras-chave:
Ouvinte da Palavra, Filosofia da religião, Karl RahnerResumo
Ouvinte da Palavra, Hörer des Wortes, é resultado do recolhimento de quinze conferências, em único volume, da Semana Universitária de Sazburg realizadas por Karl Rahner. O objetivo das lições era fundamentar a Filosofia da Religião. O título da obra, expressão bíblica significando a posição do ser humano ante a Revelação de Deus, sintetiza o conteúdo da obra. É uma síntese filosófico-religiosa fiel ao pensamento tomista – onde filosofia, pensada em sentido estrito, é a consciência natural de Deus e da religião –, mas voltada aos princípios da filosofia contemporânea.
Downloads
Referências
MADGES, William. Rahner e o livro Hearers of the word. Revista Adital – Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo-RS, 27 de abril de 2016. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/185-noticias/noticias-2016/554199-rahner-e-o-livro-hearers-of-the-word-o-ouvinte-da-palavra>. Acesso em: 25 abr. 2021.
MARIÑO, María José. Llevamos en el corazón de Dios: el testimonio desde la teología de Karl Rahner. Revista de Espiritualidad, Madrid, v. 72, n. 2, 2013.
MARRANZINI, Alfredo. Presentazione per Uditori della parola. In: RAHNER, Karl. Uditori della parola. 2. ed. Roma: Borla, 1988. p.8-22.
METZ, Johannes Baptist. Introduzione alla nuova edizione per Uditori della parola. In: RAHNER, Karl. Uditori della parola. 2. ed. Roma: Borla, 1988. p.23-25.
RAHNER, Karl. Curso fundamental sobre la fe: introdución al concepto de cristianismo. Barcelona: Editorial Herder, 1979.
RAHNER, Karl. Uditori della parola. 2. ed. Roma: Borla, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Washington Luiz Barbosa da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).