A SABEDORIA PRÁTICA NA LITERATURA DE CORDEL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n30.p507-519

Mots-clés :

Religiosidade, Dom, Phronesis.

Résumé

A phronesis do poeta nordestino, perceptível em algumas produções da literatura de cordel se expande, atualmente, na mídia televisiva, mas da sua origem ibérica sobreviveu e se fortalece no Nordeste brasileiro. Valendo-se do método científico histórico, o presente artigo busca encontrar na literatura de cordel, um estilo diferenciado, mas propício ao uso da Sabedoria Prática que, desde tempos imemoriais, se faz presente na humanidade. Possuidores de um dom considerado divino, cordelistas cristãos alcançam a atenção de um grande número de pessoas que se encantam com a harmonia poética de suas composições cantadas ou simplesmente narradas em feiras de cidades interioranas. Tal estilo, em geral num linguajar destituído de regras gramaticais, com significativa sabedoria, se apresenta como uma forma de transmitir, entre outros temas, também a Palavra de Deus. Tomando um cordel como exemplo, constatamos, não apenas a narração de passagens da Sagrada Escritura nesta literatura, mas uma catequese simples e acessível a letrados e iletrados, o que revela, na autora, a presença de uma Sabedoria Prática em conexão com textos bíblicos. Inferimos, assim, que esta é uma literatura de grande relevância pela aproximação com pessoas simples, de religiosidade muitas vezes primitiva, mas possuidoras de forte espiritualidade.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Luiz Alencar Libório, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

    Professor/Pesquisador do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidade e Diálogos da UNICAP. Licenciado em Filosofia, Teologia e Psicologia. Mestre e Doutor em Psicologia da Família (2001) pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (UPS). É professor de Psicologia da Religião e Direitos Humanos, Ética e Religiões no Mestrado e Doutorado de Ciências da Religião da UNICAP. É autor de livros e de artigos nacionais e internacionais. E-mail: laliborio@terra.com.br

  • Luzia Valladão Ferreira, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

    Doutoranda em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco e Mestra em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco, 2017. Pós graduada em Aconselhamento e Psicologia Pastoral pela Universidade Cândido Mendes, 2014. Perita em Teologia da Espiritualidade da Vida Religiosa Consagrada pelo Instituto Teresianum de Roma, 1992. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, 1973. Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará, 1976.

Références

ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco, Poética/Aristóteles: seleção de textos de José Américo Motta Pessanha – 4. ed. , São Paulo: Nova Cuttural, 1991. (os Pensadores: v. 2).

BÍBLIA SAGRADA. Tradução dos originais hebraico, aramaico e grego dos Monges Beneditinos de Maredson (Bélgica). ed. 6, São Paulo: Ed. Ave Maria, 1965.

CASCUDO, Luis da Câmara. Civilização e Cultura. Volume II. Rio de Janeiro/1973. Livraria José Olympio Editora.

DICIONÁRIO DE ESPIRITUALIDDE, Ed. Paulinas, 1989.

PAGOLA, José Antonio. Jesus – aproximação histórica, tradução de Gentil Avelino Titton, ed. 7, Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SOUZA, Manoel Matusalém. Cordel, fé e viola. Petrópolis: Vozes,1982.

SUASSUNA, Ariano. Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue Vai e Volta. ed. 6, Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.

Téléchargements

Publiée

2021-08-31

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Comment citer

LIBÓRIO, Luiz Alencar; FERREIRA, Luzia Valladão. A SABEDORIA PRÁTICA NA LITERATURA DE CORDEL. PARALELLUS Revue d’études religieuses - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 12, n. 30, p. 507–519, 2021. DOI: 10.25247/paralellus.2021.v12n30.p507-519. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1943.. Acesso em: 22 juill. 2024.

Articles similaires

51-60 sur 74

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice