MANIFESTAÇÕES DA RELIGIOSIDADE NA PRÁTICA DOCENTE
OS DESAFIOS DO ENSINO RELIGIOSO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.25247/paralellus.2026.v17n40.p165-181Mots-clés :
diversidade cultural, docência, fenômeno religioso, prática pedagógica, ReligiosidadeRésumé
A América Latina é marcada por uma herança histórica de forte influência religiosa, especialmente vinculada ao cristianismo, que moldou tanto as instituições sociais quanto as educacionais. O Ensino Religioso (ER) nas escolas públicas, torna-se objeto de intensos debates sobre sua natureza, função e proposta curricular. No Brasil, a discussão assume maior complexidade devido ao princípio constitucional do Estado laico. O objetivo do estudo foi identificar e analisar as manifestações da religiosidade na prática docente em escolas públicas no componente curricular do Ensino Religioso, e relacionar essas manifestações com as perspectivas curriculares e práticas pedagógicas no Brasil e em outros países da América Latina. Metodologicamente, adotou-se a abordagem qualitativa, com caráter descritivo e interpretativo. Os dados foram analisados por meio da Análise de Discurso Crítica, buscando compreender como os discursos docentes refletem a religiosidade em sua prática pedagógica. Os resultados revelaram quatro dimensões principais. Conclui-se que, apesar dos avanços rumo a um Ensino Religioso não confessional, a prática ainda é marcada por tensões entre fé pessoal, formação docente e diretrizes legais. A presença da religiosidade na docência revela a necessidade de formação crítica e ética das pessoas docentes, especialmente no que se refere ao Ensino Religioso.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ALVES, Rubem. Religião e repressão. São Paulo: Loyola, 1982.
ASAD, Talal. Formations of the secular: Christianity, Islam, modernity. Stanford: Stanford University Press, 2003.
BOFF, Leonardo. Experimentar Deus hoje. Petrópolis: Vozes, 1974.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 28 set. 2025.
CARRANZA, Ángel. La educación religiosa en América Latina: entre el pluralismo y la hegemonía. Bogotá: Ediciones UCA, 2010.
CUNHA, Luiz Antônio. Educação e religião: a descolonização do imaginário. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e laicidade. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 309-328, 2006.
DUSSEL, Enrique. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2002.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UnB, 2001.
FORNET-BETANCOURT, Raúl. Transformación intercultural de la filosofía. Madrid: Trotta, 2001.
GIUMBELLI, Emerson. Religião, laicidade e espaço público. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2022: Resultados preliminares – Religião. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 28 set. 2025.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério. Ensino Religioso e laicidade. Curitiba: Champagnat, 2012.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 2005.
NARANJO-HIGUERA, Sonia Alejandra; MONCADA-GUZMÁN, Ciro Javier. Aportes de la Educación Religiosa Escolar al cultivo de la espiritualidad humana. Educación y Educadores, v. 22, n. 1, p. 103-119, 2019. DOI: https://doi.org/10.5294/edu.2019.22.1.6
MALLIMACI, Fortunato. El mito de la Argentina laica. Buenos Aires: Capital Intelectual, 2005.
PIERUCCI, Antônio Flávio. O desencantamento do mundo. São Paulo: EdUSP, 2003.
SANTOS GUERRA, Miguel Ángel. A prática reflexiva no professorado: profissionalismo e compromisso. Porto Alegre: Artmed, 2019.
TAVARES, Celso. Ensino Religioso: desafios e perspectivas. São Paulo: Paulus, 2018.
WEBER, Max. Sociologia da religião. São Paulo: Pioneira, 2004.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2026-07-02 (2)
- 2026-06-30 (1)
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Laude Erandi Brandenburg, Renivaldo Santos de Souza 2026

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).

















