COM UM LAÇO DE FITA VERDE AMARRADO NA GARGANTA: COSMOLOGIAS E RITUAIS DE INTERAÇÃO SIMBÓLICA DOS XUKURU NA CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n26.p045-076

Palabras clave:

Xukuru, sagrado, interação simbólica, rituais, memória, Toré, São João (dia).

Resumen

Neste artigo procuramos explicar e compreender as cosmologias e rituais de interação simbólica do povo Xukuru tomando como objetivo o resgate de uma abordagem (des)construtivista das teorias clássicas acerca do Sul. Trata-se de um exercício preliminar que toma como foco de análise das relações que estas populações mantêm com o sagrado no mundo contemporâneo através de festividades. Recorrendo à antropologia visual e à análise de conteúdo de documentos videográficos, almejamos contribuir para um aumento do conhecimento das dinâmicas, dos espaços e das formas de sociabilidade corporizadas no Toré e na festa do dia de São João junto dos Xukuru como reveladoras e atualizadoras de memórias, de heranças e de reconstruções identitárias.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Paula Guerra, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, CEGOT e CITCEM
    PhD em Sociologia pela Faculdade de Arte e Humanidades, da Universidade do Porto (FLUP), Portugal. Professora e Investigadora do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, do CEGOT e do CITCEM. Adjunct Professor Griffith Center for Social and Cultural Research. E-mail: mariadeguerra@gmail.com.

Referencias

AMORIM, Siloé Soares de. Os Kalanko, Karuazu, Koiupanka e Katokinn. Resistência e ressurgência indígena no Alto Sertão alagoano. Tese Doutoramento. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

ARRUTI, José Maurício Andion. Morte e vida no Nordeste indígena: a emergência étnica como fenômeno histórico regional. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 57-94, 1995.

AUGUSTO, Thiago. Festa de São João na Aldeia Xukurus-Kariri de Cimbres, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LINdGVceYzw. Acesso em: 17 Out. 2019.

AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. Scale, Rhythm, and Melody in the Music of Brazilian Indians. Brasilia. Vibrant, Virtual Brazilian Anthropology, v. 8, n. 1, p. 460-494, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1999.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARTOLOMÉ, Miguel Alberto. As etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 39-68, 2006.

BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1973.

BECKER, Howard S. Outsiders. Estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BEN, Jorge. Bem-Vinda Amizade. CD álbum. Rio de Janeiro: Cast/Som Livre, 1981.

BOURDIEU, Pierre. A formação do habitus económico. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, v. 14, p. 9-34.

BOURDIEU, Pierre. Sociología de Argelia y tres estudios de etnología cabilia. Madrid: Boletín Oficial del Estado, 2007.

BOVONE, Laura. Clothing: the authentic image? The point of view of young people. International Journal of Contemporary Sociology, v. 40, n. 2, p. 205–218, 2003.

BOYER, M. Christine. The City of Collective Memory. Its Historical Imagery and Architectural Entertainments, Cambridge: MIT Press, 1996.

CANEVACCI, Massimo. Sincretismos: uma exploração das hibridações culturais. São Paulo: Studio Nobel, 1996.

CASCUDO, Câmara (Org.). Dicionário do Folclore Brasileiro. 12ª edição. São Paulo: Grupo Editora Global, 2012.

CICOUREL, Aaron V. The Social Organisation of Juvenile Justice. Nova Iorque: John Wiley and Sons, 1968.

COHEN, Stanley. Folk Devils and Moral Panics: The creation of the Mods and Rockers. Nova Iorque: HarperCollins, 1972.

CORCUFF, Philippe, As novas sociologias. Sintra: VRAL, 1997.

CÔTÉ, Thierry. Popular Musicians and Their Songs as Threats to National Security: A World Perspective. The Journal of Popular Culture, v. 44, n.4, 732–754, 2011.

CRANE, Diana & BOVONE, Laura. Approaches to material culture: The sociology of fashion and clothing. Poetics, v. 34, n. 6, p. 319-333, 2006.

DENORA, Tia. Music in Everyday Life. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. Lisboa: Edições 70, 1991.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totémico na Austrália. Oeiras: Celta, 2002.

ELIAS, Lucas. Tribo Xukurus-Kariri do Ororubá – Documentário, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZYZi5xCqvNQ. Acesso em: 17 Out. 2019.

ENCART NOTÍCIAS. Índios Xukurus-Kariri de Cimbres Busca da Lenha na Aldeia Mãe Maria, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZDJCMYFoq6s. Acesso em: 17 Out. 2019.

FERNANDES, António Teixeira. A sociologia e a modernidade. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, v. 2, p. 7-28, 1997.

FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Repensando o sincretismo. São Paulo: Edusp, 1995.

FILHO, Juarez Lopes de Carvalho. Rituais de interação na vida cotidiana: Goffman, leitor de Durkheim. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 15, n. 34, p. 137-159, 2016.

GARFINKEL, Harold. Estudos de etnometodologia. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.

GERLIC, Sebastián. Cantando as Culturas Indígenas. s/l: ONG Thydêwá, 2012.

GIDDENS, Anthony. Modernity and Self-Identity. Cambridge: Polity Press, 1991.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

GOFFMAN, Erving. Embarrassment and Social Organization. The American Journal of Sociology, v. 62, n. 3, p. 264-271, 1956.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Petrópolis: Vozes, 2011.

GRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo. Jurema e Novas Religiosidades Metropolitanas. In: ALMEIDA, Luiz S. de & SILVA, A. H. L. da (Orgs.). Índios do Nordeste X: etnia, política e história. Maceió: EDUFAL, 2008.

GRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo. Nas Trilhas da Jurema. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 38, n. 1, p. 110-135, 2018.

GRUNEWALD, Rodrigo de Azevedo. Toré: regime encantado do índio do Nordeste. Recife: Editora Massangana, 2005.

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e Formas de Uso. Lisboa: Principia, 2006.

GUERRA, Paula & LISBOA, Danielle. For a Greater Enchantment. Memories, Imagery and Rituals of the Xucuru-Kariri of Palmeira dos Índios, Brazil. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2017.

GUERRA, Paula. The Song Is Still a ‘Weapon’: The Portuguese Identity in Times of Crises. YOUNG, 2019.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HAYDEN, Dolores. The Power of Place: Urban Landscapes as Public History. Cambridge: MIT Press, 1995.

HOBSBAWM, Eric & RANGER, Terence (Org.). The Invention of Tradition. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

HUGUES, Everett et al, Boys in White: Student Culture in Medical School. Chicago: The University of Chicago Press, 1961.

IBGE. O Brasil Indígena. Brasília: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Lisboa: Edições 70, 1990.

MARTINS, Sílvia Aguiar Carneiro. Os Caminhos da Aldeia... Índios Xucuru-Kariri em Diferentes Contextos Situacionais. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1994.

MATZA, David. Delinquency and Drift. Nova Iorque: John Wiley and Sons, 1964.

MAUÉS, Raymundo Heraldo. Catolicismo e Xamanismo: reflexões sobre pajelança amazônica, renovação carismática e outros movimentos eclesiais. Revista Pós Ciências Sociais, São Luís, v. 4, n. 8, p. 11-30, 2007.

MAUSS, Marcel. Esboço de uma teoria geral da magia. Lisboa: Edições 70, 2000.

MONTEIRO, Bruno. Frágil Como o Mundo. Etnografia do quotidiano operário. Porto: Afrontamento, 2014.

MOORE, Stephen. Investigating deviance. Londres: Unwin Hyman, 1988.

NEVES, Rita da Cássia Maria. Drama e Performances: o processo de reelaboração étnica Xukurus-Kariri nos rituais, festas e conflitos. Tese Doutoramento. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

NICHOLS, Bill. Introduction to documentary. Bloomington: Indiana University Press, 2001.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projecto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993.

OBSERVATÓRIO TRANSDISCIPLINAR DAS RELIGIÕES. Rito Sagrado Xucuru, 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zB17wbqP4ys. Acesso em: 17 Out. 2019.

PAIS, José Machado. A prostituição e a Lisboa boémia do século XIX aos inícios do século XX. Lisboa: Editorial Querco, 1985.

PEIXOTO, Clarice. Antropologia & Imagens: O que há de particular na Antropologia Visual Brasileira? Cadernos de Arte e Antropologia, Salvador, Bahia, v. 8, n. 1, p. 131-146.

PINK, Sarah. Doing visual ethnography. Londres/Nova Iorque: SAGE Publications, 2001.

POLLACK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho: algumas reflexões sobre a ética na História Oral. Projecto História, São Paulo, n. 15, p. 13-49, 1997.

RAWLS, Anne Warfield. Os estudos de etnometodologia de Garfinkel: uma investigação sobre os alicerces morais da vida pública moderna. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 33, n. 2, p. 443-464, 2018.

REESINK, Edwin. O segredo do Sagrado: o Toré entre os índios do Nordeste. In: ALMEIDA, Luis Sávio de et al. (Orgs.). Índios do Nordeste: Temas e Problemas 2. Maceió: EDUFAL, pp. 359-405, 2000.

RIBEIRO, Wilma da Silva. Histórias que os Xukurus-Kariri contam: uma abordagem em semiótica das culturas. Tese (doutoramento) - Universidade Federal da Paraíba. Tese apresentada como requisito para obtenção do grau de Doutor em Letras, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa & MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologies of the South: Justice Against Epistemicide. Boulder: Paradigm Publishers, 2014.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos CEBRAP, São Paulo, n. 79, p. 71-94, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. 4ª edição. Porto: Edições Afrontamento, 1995.

SILVA, Edson H. Xukurus-Kariri: memória e história dos índios da Serra do Ororubá (Pesqueira/PE), 1950-1988. Tese Doutoramento. Campinas: UNICAMP, 2008.

SILVA, Edson. “Nossa mãe Tamain”. Religião, reelaboração cultural e resistência indígena: o caso dos Xukuru do Ororubá (PE). In: BRANDÃO, Sylvana (Org.). História das religiões no Brasil. Vol. 2. Recife: Editora Universitária UFPE, pp. 347-362, 2002.

SILVA, Edson. História, memórias e identidade entre os Xukuru do Ororubá. Revista Tellus, Campo Grande, n. 12, p. 89-102.

TREVOR-ROPER, Hugh. The Past and Present: History and Sociology. Past and Present, Oxford, n. 42, p. 6, 1969.

TURNER, Victor. Drama, campos e metáforas. Niterói: EdUFF, 2008.

TURNER, Victor. Schism and continuity in an African society. Manchester: Manchester University Press, 1996.

WACQUANT, Loic. Body and Soul. Notebooks of an Apprentice Boxer. Oxford: Oxford University Press, 2008.

Publicado

2020-04-29

Número

Sección

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Cómo citar

GUERRA, Paula. COM UM LAÇO DE FITA VERDE AMARRADO NA GARGANTA: COSMOLOGIAS E RITUAIS DE INTERAÇÃO SIMBÓLICA DOS XUKURU NA CONTEMPORANEIDADE. PARALELLUS Revista de Estudios de Religión - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 26, p. 045–076, 2020. DOI: 10.25247/paralellus.2020.v11n26.p045-076. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1527.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

121-130 de 292

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.