EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE UM IDEAL FEMININO: IMAGENS E TEXTOS NAS PÁGINAS DA REVISTA “MARIA”
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n27.p243-256Keywords:
Gênero. Religião. Periódicos.Abstract
Os estudos de gênero têm trazido contribuições importantes para a historiografia, principalmente no que diz respeito ao papel feminino na História. Dessa forma, este trabalho procura demonstrar como a Igreja Católica tentou dominar os corpos e mentes de mulheres, utilizando-se de discursos normalizadores para atender seus interesses religiosos, culturais e sociais. Para demonstrar como esse fenômeno ocorreu, analisaremos um veículo de imprensa que circulava em Recife no período em questão, a revista “Maria”, ligada diretamente a associação da Pia União das Filhas de Maria. Esta revista direcionada para as mulheres das classes média e alta da cidade do Recife. Portanto, nossa pesquisa analisa o período de 1937 a 1945, com o intuito de mapear e analisar quais matérias, colunas e poemas representam exemplos de discursos normalizadores, com o interesse de imprimir nas suas leitoras os deveres de uma boa católica. Nesse sentido, utilizaremos como referenciais teóricos os estudos de gênero proposto pela historiadora Joan Scott e conceito de normalização desenvolvido pelo filósofo Michel Foucault; como proposta metodológica, utilizaremos as contribuições da historiadora Tania Regina de Luca para o uso e análise dos periódicos.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).