AND THERE ARE GODS: CAPITALISM, RELIGION AND THE CREATION OF THE CONQUERING INDIVIDUAL IN THE HYPERCONSUMER SOCIETY
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n26.p113-129Keywords:
Communication. Religion. Capitalism. Consumption. Performance.Abstract
In this article we propose, through a bibliographical review, a theoretical reflection about transformations of capitalism and the way in which the protestant ethic incorporated the capitalist spirit in the society of hyperconsumption. We find that in today's everyday life is converted into a competitive adventure where the appeal to autonomy and self-government are essential skills to succeed. This gives rise to the figure of the conquering individual and his correlate, the uncertain individual. It is in this gap between being and desire that religion acts.
Downloads
References
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BENDASSOLLI, Pedro F..O culto da performance como resposta à crise da ontologia do trabalho. IN: EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida - SP: Ideias & Letras, 2010.
BIRMAN, Joel. Muitas felicidades? O imperativo de ser feliz na contemporaneidade. In: FILHO, Freire João (Org). Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CASAQUI, Vander. A inspiração como forma comunicacional do capitalismo “cool”. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). São Paulo, 2016. Disponível em: < http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0837-1.pdf>.
EHRENBERG, Alain. L’individu incertain. Paris: Calmann-Lévy, 1995.
EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida - SP: Ideias & Letras, 2010.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MCGUIGAN, Jim. Do populismo cultural ao capitalismo legal. In: Revista Contracampo, v. 28, n. 3, ed. dez-‐mar, ano 2013. Niterói: Contracampo, 2013. Pags: 5-25.
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WOOD Jr., Thomaz; DE PAULA, Ana Paula Paes. O culto da performance e o indivíduo S.A.. IN: EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida - SP: Ideias & Letras, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).