E HAJA DEUS: CAPITALISMO, RELIGIÃO E A CRIAÇÃO DO INDIVÍDUO CONQUISTADOR NA SOCIEDADE DE HIPERCONSUMO
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n26.p113-129Schlagwörter:
Comunicação, Religião, Capitalismo, Consumo, Performance.Abstract
Neste artigo propomos, por meio de revisão bibliográfica, uma reflexão teórica sobre as transformações do capitalismo e a maneira como a ética protestante incorporou o espírito capitalista na sociedade de hiperconsumo. Constatamos que na contemporaneidade a vida cotidiana é convertida em uma aventura competitiva onde o apelo a autonomia e ao governo de si são competências essenciais para se obter sucesso. Isso dá origem à figura do indivíduo conquistador e seu correlato, o indivíduo incerto. É nesta lacuna entre o ser e o desejo ser que a religião atua.
Downloads
Literaturhinweise
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BENDASSOLLI, Pedro F..O culto da performance como resposta à crise da ontologia do trabalho. IN: EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida - SP: Ideias & Letras, 2010.
BIRMAN, Joel. Muitas felicidades? O imperativo de ser feliz na contemporaneidade. In: FILHO, Freire João (Org). Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CASAQUI, Vander. A inspiração como forma comunicacional do capitalismo “cool”. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). São Paulo, 2016. Disponível em: < http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0837-1.pdf>.
EHRENBERG, Alain. L’individu incertain. Paris: Calmann-Lévy, 1995.
EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida - SP: Ideias & Letras, 2010.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MCGUIGAN, Jim. Do populismo cultural ao capitalismo legal. In: Revista Contracampo, v. 28, n. 3, ed. dez-‐mar, ano 2013. Niterói: Contracampo, 2013. Pags: 5-25.
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WOOD Jr., Thomaz; DE PAULA, Ana Paula Paes. O culto da performance e o indivíduo S.A.. IN: EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida - SP: Ideias & Letras, 2010.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).