SOMOS QUEM DESEJAMOS SER, MILAGRES QUE QUEREMOS TER: O MARKETING RELIGIOSO COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA IDENTIDADE RELIGIOSA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2019.v10n23.p145-165Keywords:
Identidade. religião. mercado. poder.Abstract
Esse artigo tem como objetivo estabelecer através do método exploratório bibliográfico uma análise dialógica entre identidade, religião e marketing. Diante de um complexo panorama de questionamentos, nossa hipótese consiste na afirmativa de que em um mundo moderno, onde a identidade humana se estabelece de forma fragmentada, fluida e inacabada, a religião tanto para ‘sobreviver’ quanto para continuar sendo sistema gerador de sentido e identidade deve se adaptar as táticas de mercado. Como resultado, a práxis do marketing no campo religioso pode ser observada como um dos elementos estruturantes da identidade religiosa contemporânea. Isso é o que pretendemos articular ao longo dessa introdutória discursão.
Palavras-chave: Identidade. Religião. Mercado. Poder.
Abstract
This article aims to establish through the bibliographic exploratory method a dialogical analysis between identity, religion and marketing. Faced with a complex panorama of questions, our hypothesis is that in a modern world, where human identity is established in a fragmented, fluid and unfinished form, religion both 'survives' and continues to be a meaning-generating system. Identity must adapt to market tactics. As a result, religious marketing praxis can be observed as one of the structuring elements of contemporary religious identity. This is what we intend to articulate throughout this introductory discourse.
Keywords: Identity. Religion. Market. Power.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, Leila Marrach Basto de. Estrutura e dinâmica dos novos movimentos religiosos. In: SOUZA, Beatriz Muniz de; MARTINO, Luís Mauro Sá (Orgs.). Sociologia da religião e mudança social: católicos, protestantes e novos movimentos religiosos no Brasil. São Paulo: Paulus, 2004. p. 139-150.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BAUMAN, Zygmunt. A arte da vida. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2009
BERGER, Peter. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. Tradução de José Carlos Barcelos. São Paulo: Paulinas, 1985.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974.
CRAWFORD, Robert. O que é religião? Tradução de Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2005.
DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda. Assertividade, sistema de crenças e identidade social. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 9, n. 13, p. 125-136, 2003.
EINSTEIN, Mara. Brands of Faith: Marketing religion in a commercial age. New York: Routledge, 2008.
GALISSOT, René. Sous l’identité, le processus d’identification. L’Homme et la Societé, n. 83, p. 12-67, 1987.
GOUVEIA, Eliane Hojaij. Apontamentos sobre novos movimentos religiosos. In: SOUZA, Beatriz Muniz de; MARTINO, Luís Mauro Sá (Orgs.). Sociologia da religião e mudança social: católicos, protestantes e novos movimentos religiosos no Brasil. São Paulo: Paulus, 2004. p. 151-156.
GUERRA, Danilo Dourado. Do além para o mundo: perspectivas sobre mobilidade religiosa no Brasil da pós-modernidade. Fragmentos de Cultura. Goiânia, v. 24, n. 1, p. 115-123, 2014.
GUERRIERO, Silas. A visibilidade das novas religiões no Brasil. In: SOUZA, Beatriz Muniz de; MARTINO, Luís Mauro Sá (Orgs.). Sociologia da religião e mudança social: católicos, protestantes e novos movimentos religiosos no Brasil. São Paulo: Paulus, 2004. p. 157-163.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
HERVIEU-LÉGER, Daniele. O peregrino e o convertido. A religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008.
LOPES, José R. Os caminhos da identidade nas ciências sociais e suas metamorfoses na psicologia social. Revista Psicologia & Sociedade, v. 14, n. 1, p. 7-27, 2012.
MARINUCCI, Roberto. Construção da identidade religiosa em contexto migratório: o caso da migração para o DF-Brasil. Revista Internacional de Mobilidade Humana. Brasília, n. 34, p. 131-148, 2010.
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: CosacNaify, 2015.
MENDES, José Manuel. O desafio das identidades: uma reflexão teórica. s/d, s/p. Disponível em <https://pt.scribd.com/document/273441246/Jose-Manuel-Mendes-Desafio-Das-Identidades>. Acesso em: 14 fev. 2019.
MOREIRA, Alberto da Silva. O deslocamento do religioso na sociedade contemporânea. Estudos de Religião, São Paulo, n. 34, p. 70-83, 2008.
MOREIRA, Alberto da Silva. Empresas de salvação e capitalismo do imaginário como desafio à sociologia da religião. Caminhos, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 127-158, 2008b.
MOREIRA, Alberto da Silva. A religião sob o domínio da estética. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 13, n. 37, p. 379-405, 2015.
PACE, Enzo. Religião e globalização. Petrópolis: Vozes, 1997.
PAIVA, Geraldo. Identidade e pluralismo: identidade religiosa em adeptos brasileiros de novas religiões japonesas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 20, n. 1, p. 21-29, 2004.
PIERUCCI, Flávio. Religião como solvente: uma aula. Novos Estudos, Cebrap, n. 75, p. 111-127, 2006.
PRANDI, Reginaldo. A religião do planeta global. Petrópolis: Vozes, 1997.
SAWAIA, B. B. Identidade: uma ideologia separatista? In: SAWAIA, B. B. (org.) As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 119-128.
SIGNATES, Luiz. Cisma religioso e disputa simbólica: tensão comunicacional no espiritismo brasileiro e pan-americano. Fragmentos de Cultura. Goiânia, v. 23, n. 1, p. 39-50, 2013.
SOUZA Santos, B. Pela Mão de Alice. O Social e o político na pósmodernidade. Porto, Afrontamento, 1994, cap. 6, p. 119-137.
TAJFEL, H. Human groups and social categories. New York: Cambridge University Press, 1981.
ULHOA, Clarissa A. Retratos do espiritismo no jornal católico “Brasil Central”: identidades e representações. In: XII Simpósio da ABHR, 31/05 – 03/06, 2011, Juiz de Fora. Anais eletrônicos. Juiz de Fora, 2011. Disponível em:< www.abhr.org.br Capa › Vol. 12 (2011) › Ulhoa. Acesso em: 14 fev. 2019.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual In: SILVA, Tomás Tadeu da. (org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).