SOMOS QUEM DESEJAMOS SER, MILAGRES QUE QUEREMOS TER: O MARKETING RELIGIOSO COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA IDENTIDADE RELIGIOSA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2019.v10n23.p145-165Palavras-chave:
Identidade. religião. mercado. poder.Resumo
Esse artigo tem como objetivo estabelecer através do método exploratório bibliográfico uma análise dialógica entre identidade, religião e marketing. Diante de um complexo panorama de questionamentos, nossa hipótese consiste na afirmativa de que em um mundo moderno, onde a identidade humana se estabelece de forma fragmentada, fluida e inacabada, a religião tanto para ‘sobreviver’ quanto para continuar sendo sistema gerador de sentido e identidade deve se adaptar as táticas de mercado. Como resultado, a práxis do marketing no campo religioso pode ser observada como um dos elementos estruturantes da identidade religiosa contemporânea. Isso é o que pretendemos articular ao longo dessa introdutória discursão.
Palavras-chave: Identidade. Religião. Mercado. Poder.
Abstract
This article aims to establish through the bibliographic exploratory method a dialogical analysis between identity, religion and marketing. Faced with a complex panorama of questions, our hypothesis is that in a modern world, where human identity is established in a fragmented, fluid and unfinished form, religion both 'survives' and continues to be a meaning-generating system. Identity must adapt to market tactics. As a result, religious marketing praxis can be observed as one of the structuring elements of contemporary religious identity. This is what we intend to articulate throughout this introductory discourse.
Keywords: Identity. Religion. Market. Power.
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