SOMOS QUEM DESEJAMOS SER, MILAGRES QUE QUEREMOS TER: O MARKETING RELIGIOSO COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA IDENTIDADE RELIGIOSA CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2019.v10n23.p145-165

Palavras-chave:

Identidade. religião. mercado. poder.

Resumo

 

Esse artigo tem como objetivo estabelecer através do método exploratório bibliográfico uma análise dialógica entre identidade, religião e marketing. Diante de um complexo panorama de questionamentos, nossa hipótese consiste na afirmativa de que em um mundo moderno, onde a identidade humana se estabelece de forma fragmentada, fluida e inacabada, a religião tanto para ‘sobreviver’ quanto para continuar sendo sistema gerador de sentido e identidade deve se adaptar as táticas de mercado. Como resultado, a práxis do marketing no campo religioso pode ser observada como um dos elementos estruturantes da identidade religiosa contemporânea. Isso é o que pretendemos articular ao longo dessa introdutória discursão.

 

Palavras-chave: Identidade. Religião. Mercado. Poder.

 

Abstract

 

This article aims to establish through the bibliographic exploratory method a dialogical analysis between identity, religion and marketing. Faced with a complex panorama of questions, our hypothesis is that in a modern world, where human identity is established in a fragmented, fluid and unfinished form, religion both 'survives' and continues to be a meaning-generating system. Identity must adapt to market tactics. As a result, religious marketing praxis can be observed as one of the structuring elements of contemporary religious identity. This is what we intend to articulate throughout this introductory discourse.

 

Keywords: Identity. Religion. Market. Power.


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Biografia do Autor

  • Danilo Dourado Guerra, Faculdade Araguaia
    Doutor (2018) e Mestre (2015) em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com estágio doutoral sanduíche na Università Degli Studi di Padova, Itália (2017). Bolsista CAPES PROSUC/PDSE. Bacharelado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional - SETEBAN-GO (2009-2011) e pela Faculdade da Igreja Ministério Fama-FAIFA (2012-2012).E-mai: daniloatlanta@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7335088867151068. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0514-5909.

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Publicado

2019-12-02

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

GUERRA, Danilo Dourado. SOMOS QUEM DESEJAMOS SER, MILAGRES QUE QUEREMOS TER: O MARKETING RELIGIOSO COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA IDENTIDADE RELIGIOSA CONTEMPORÂNEA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 10, n. 23, p. 145–165, 2019. DOI: 10.25247/paralellus.2019.v10n23.p145-165. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1378.. Acesso em: 13 maio. 2024.

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