FORMAR PARA TRANSFORMAR
ECOLOGIA INTEGRAL E FRANCISCANOS SECULARES
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n39.p485-505Schlagwörter:
Franciscano secular, formação, ecologiaAbstract
A Ordem Franciscana Secular caracteriza-se pela união das Fraternidades Locais abertas a mulheres e homens que desejam seguir Cristo a partir da Espiritualidade Franciscana. Um dos propósitos da Espiritualidade Franciscana Secular é o respeito pelas outras criaturas, animadas e inanimadas. Nosso artigo tem como objetivo investigar de quais maneiras a formação do Franciscano Secular dialoga com a Ecologia Integral, proposta de Papa Francisco. O Movimento Francisco vem construindo ao longo dos séculos uma ecoespiritualidade, como uma maneira de ser e agir em relação à Criação, uma espiritualidade privilegiada para a eliminação da crise da biodiversidade. Nossa metodologia consistiu na leitura crítica dos documentos da OFS referentes à Formação. Nossa conclusão é a de que ainda que a formação do Franciscano Secular não contemple de maneira plena a formação para a ecologia integral e a conversão ecológica, a OFS tem realizados ações e reflexões que possibilitam ao cada um dos professos um engajamento com a Ecologia
Downloads
Literaturhinweise
BECKHÄUSER, Alberto. Meu Deus e meu tudo: mensagem de São Francisco de Assis aos fiéis penitentes. Petrópolis: Vozes, 2002.
BOFF, Leonardo. A oração de São Francisco: uma mensagem de paz para o mundo atual. Rio de Janeiro: Sextante, 1999.
BOFF, Leonardo. A encíclica do Papa Francisco não é verde, é integral. In: MURAD, Afonso, TAVARES, Sinivaldo. (orgs.). Cuidar da casa comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Si’. São Paulo: Paulinas, 2016, p. 15-23.
BRIGHENTI, Agenor. A evolução do conceito de ecologia no ensino social da Igreja: da Rerum Novarum à Laudato Si’. In: MURAD, Afonso, TAVARES, Sinivaldo (orgs.). Cuidar da casa comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Si’. São Paulo: Paulinas, 2016, p. 52-64.
CAPRA, Fritjof. Pertencendo ao universo: explorações nas fronteiras da ciência e da espiritualidade. São Paulo: Cultrix, 1991.
CELAM. Documento de Aparecida. São Paulo: Paulus, 2008.
CNBB. Cristão leigos e leigas na Igreja e na Sociedade. Brasília: CNBB, 2016.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Lumen Gentium. Constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 2015.
CONCÍLIO VATICANO II. Decreto Apostolicam Actuositatem. Constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 2015.
COSTA, Alyne. Cosmopolíticas da Terra: Modos de existência e resistência no Antropoceno. 2019, 303 f. Tese (doutorado em Filosofia), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Filosofia, Rio de Janeiro, 2019.
FRANCISCO, Papa. Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Loyola, 2015.
FRANCISCO, Papa. Laudate Deum: a todas as pessoas de boa vontade sobre a crise climática. Brasília: CNBB, 2023.
FRANCISCO DE ASSIS. Escritos e biografias de São Francisco de Assis. Petrópolis: Vozes, 1982.
GOMES, Fábio. Introdução à espiritualidade franciscana: textos, contextos, atualidade, testemunho. Petrópolis: Vozes, 2022.
KUZMA, Cesar. Leigos e leigas: força e esperança da Igreja no mundo. São Paulo: Paulus, 2009.
MURAD, Afonso. Laudato Si’ – pistas pastorais para conhecer e colocar em prática. In: MURAD, Afonso, TAVARES, Sinivaldo (orgs.). Cuidar da casa comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Si’. São Paulo: Paulinas, 2016, p. 218-239.
ORDEM FRANCISCANA SECULAR. Tempo de formação para a vida franciscana secular. Rio de Janeiro: OFS, 2019.
ORDEM FRANCISCANA SECULAR. Encontro Nacional de Formação para animadores JPIC. Profecia e esperança de uma OFS em saída, setembro 2019 A. Disponível em: file:///C:/Users/nilto/Downloads/Encontro_Nacional_de_JPIC_-_Apresenta%C3%A7%C3%A3o_Mapeamento_de_Realidades.pdf. Acesso em 20 fev. 2025.
ORDEM FRANCISCANA SECULAR. Estudo da Regra da OFS em Fraternidade. 2020. Disponível em: https://www.ofs.org.br/noticias/item/1909-apostila-completa-do-estudo-da-regra-em-fraternidade. Acesso em: 20 fev. 2025.
ORDEM FRANCISCANA SECULAR. Constituições Gerais da Ordem Franciscana Secular. In: ORDEM FRANCISCANA SECULAR. Documentos da Ordem Franciscana Secular. Rio de Janeiro: OFS, 2022.
ORDEM FRANCISCANA SECULAR. Regra e vida da Ordem Franciscana Secular. In: ORDEM FRANCISCANA SECULAR. Documentos da Ordem Franciscana Secular. Rio de Janeiro: OFS, 2022.
ORDEM FRANCISCANA SECULAR. Diretrizes de formação da Ordem Franciscana Secular do Brasil, 2ª atualização – 2022 A. Disponível em: https://www.ofs.org.br/noticias/item/2165-capitulo-extraordinario-aprova-atualizacao-das-diretrizes-de-formacao. Acesso em: 20 fev. 2025.
ORDEM FRANCISCANA SECULAR. Prioridades, resoluções, recomendações e moções aprovadas no Capítulo Nacional em Olinda, 21/8/2022, 2022 B. Disponível em: https://www.ofs.org.br/noticias/item/2173-prioridades-resolucoes-recomendacoes-e-mocoes-aprovadas-no-capitulo-nacional-em-olinda. Acesso em: 20 fev. 2025.
PAZZELLI, Raffaele. São Francisco e a ordem terceira: o movimento penitencial pré-franciscano e franciscano. Santo André: Mensageiro de Santo Antônio, 2009.
PONTIFÍCIO CONSELHO JUSTIÇA E PAZ. Compêndio da doutrina social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2011.
RONSI, Francilaide. O futuro da Amazônia diante da crise cosmoteândrica: a busca por uma espiritualidade que integre todas as dimensões da realidade. ATeo, v. 24, n. 64, p. 127-149, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/47945/47945.PDF. Acesso em: 20 fev. 2025.
ZUDAIRE, Jaime. Reflexões sobre a regra da OFS. Petrópolis: Vozes/CEFEPAL, 1984.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Nilton Rodrigues Junior

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).
















