MAPEAMENTO HISTÓRICO DO(S) PROTESTANTISMO(S) EM TERRA BRASILIS: O PROTESTANTISMO DE MISSÃO E A CONTRIBUIÇÃO DE ASHBEL GREEN SIMONTON

Autor/innen

  • José Roberto de SOUZA UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2011.v2n4.p137-155

Schlagwörter:

Identidade e Religião. Protestantismo brasileiro. Protestantismo de missão. A. G. Simonton.

Abstract

O presente artigo procura analisar os elementos que contribuíram para a propagação do que passou a ser denominado de Protestantismo de Missão, considerando o fato de que, quando o missionário Ashbel Green Simonton chegou ao Brasil (12 de agosto de 1859), a religião oficial era apenas o Catolicismo Romano, e as demais religiões eram apenas toleradas, e acima de tudo limitadas e privadas dos seus atos cerimoniais. Procurar-se-á responder aos motivos que levaram o Protestantismo de Missão a não só ser propagado em solo brasileiro, mas, acima de tudo, fazer prosélitos, algo que era proibido por lei.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografie

  • José Roberto de SOUZA, UNICAP
    Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestre em História da Igreja pelo Seminário Presbiteriano do Norte e em Ciências da Religião pela Universiade Católica de Pernambuco. Especialista em Ensino de História das Artes e das Religiões pela Universidade Rural de Pernambuco. Bacharel em Teologia pelo SPN e pela UNICAP. Professor de História da Igreja e coordenador do Departamento de História no SPN.

Zitationsvorschlag

SOUZA, José Roberto de. MAPEAMENTO HISTÓRICO DO(S) PROTESTANTISMO(S) EM TERRA BRASILIS: O PROTESTANTISMO DE MISSÃO E A CONTRIBUIÇÃO DE ASHBEL GREEN SIMONTON. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 4, p. 137–155, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2011.v2n4.p137-155. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/194.. Acesso em: 3 jul. 2024.

Ähnliche Artikel

1-10 von 470

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.